quarta-feira, 30 de outubro de 2013

L´OSSERVATORIO ROMANO: NOTÍCIAS




Na Coreia do Sul a décima assembleia do World Council of Churches
O movimento ecuménico olha para Busan

Busan, 29.
Últimos preparativos no centro de congressos Bexco de Busan que por dez dias, de 30 de Outubro a 8 de Novembro, será sede da décima assembleia do World Council of Churches (Wcc). Nestas horas  estão a chegar à  importante cidade portuária da Coreia do Sul os delegados de 345 Igrejas e comunidades eclesiais ortodoxas, protestantes e anglicanas de todas as partes do mundo, chamados a confrontar-se sobre o tema «Deus da vida, guiai-nos para a justiça e a paz»…

………

O anúncio do cardeal Sandri na inauguração do ano académico do Ponttifício Instituto Oriental

Um summit com o Papa
para a Síria e o Médio Oriente

Terá lugar a 21 de Novembro no Vaticano um «summit» para a Síria, o Iraque e o Médio Oriente na presença do Papa Francisco, dos patriarcas e dos arcebispos-mores das Igrejas orientais. A notícia foi dada pelo cardeal Leonardo Sandri, prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais no discurso de abertura do ano académico 2013-2014 do Pontifício Instituto Oriental, na manhã de sábado, 26 de Outubro…

……..

A actividade de Cor Unum para enfrentar a crise humanitarian

A Igreja em ajuda  dos sírios

Setenta e dois milhões de dólares destinados pelas organizações humanitárias católicas para a crise na Síria e nas regiões limítrofes; 55 entidades que trabalham in loco; 20 cidades sírias socorridas graças às ajudas enviadas e 32 instituições católicas até agora activas; ajudas oferecidas também aos refugiados presentes no Líbano, Jordânia, Turquia, Iraque, Chipre e Egipto. São estes os dados que sobressaíram da análise feita   a 9 de Outubro em relação às  ajudas  distribuídas na Síria…

………

O Congresso eucarístico internacional será realizado
nas Filipinas em 2016

A bússola da esperança
aponta para a  Ásia

Os Congressos eucarísticos internacionais tiveram um impacto profundo, embora nem sempre mensurável, na vida da Igreja. No coração do século XX eles contribuíram de maneira determinante para reencontrar a consciência   da relação essencial entre Igreja e Eucaristia, para desenvolver a «participação activa» dos fiéis na liturgia, reinserir a Eucaristia dentro do seu sulco originário, isto é, a celebração. Estas realidades, incluídas no plano global da reforma litúrgica, já são património de toda a Igreja.

O aprofundamento constante do mistério eucarístico em benefício da Igreja universal continuará também em Cebu, baseando-se na relação esperança e Eucaristia: tema – a esperança – frequentemente ignorado na reflexão e na prática pastoral das comunidades cristãs. Tema que ilumina também os desafios que a Igreja nas Filipinas está chamada a enfrentar na perspectiva do 51º Congresso eucarístico internacional…



Sem comentários: