quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

FORMAÇÃO DE LEIGOS NO SEMINÁRIO DE ANGRA



Através do Jornal "O DEVER" das Lages do Pico tomei conhecimento ontem, que o Seminário Diocesano de Angra do Heroísmo, vai formar leigos para o serviço da Igreja. Esta "formação é integrada no curso normal do seminário, começou  no dia 11 de Fevereiro e visa a formação de acólitos, leitores e diáconos permanentes". Terão no próximo semestre "duas horas por dia para receberem formação em duas disciplinas base: introdução à teologia e eclesiologia".
O curso tem a duração de tres anos e meio "e destina-se a leigos com experiencia de vida, percurso profissional e estabilidade conjugal".

Esta iniciativa é de louvar!

Não deixa porém, de ser curioso tomar conhecimento da mesma, agora, através de um periódico da Ilha do Pico. Para quê o secretismo? Qual o problema de noticiarem nas Igrejas? Frequento assiduamente a Sé de Angra e não me apercebi deste evento!

Não se pede apenas "experiencia de vida, percurso profissional e estabilidade conjugal"? Nesse caso haveria, hipoteticamente  muitos por onde escolher! Qual foi o critério de seleção?
Não deveria haver mais comunicação connosco, os paroquianos? Sim, temos deveres! mas também responsabilidade porque fazemos parte da Igreja! poderia haver um pouco de consideração (?)...

Que os escolhidos aproveitem bem este dom de servir a Igreja através de um Ministério. Rezarei por eles, porque a Igreja tem que viver na unidade e no amor entre os irmãos.


PASSA UM BOM DIA



Sem comentários: