quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

No sinal da misericórdia







O arcebispo Fisichella explica o Jubileu

«No domingo 13 de Dezembro, pela primeira vez na história dos jubileus, serão abertas as portas santas em todas as catedrais do mundo». Disse o arcebispo Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a promoção da nova evangelização, durante a conferência de imprensa para a apresentação do jubileu da misericórdia, que se celebra de 8 de Dezembro a 20 de Novembro de 2016. O encontro teve lugar na Sala de Imprensa da Santa Sé, na manhã de sexta-feira, 4 de Dezembro, na presença do arcebispo José Octavio Ruiz Arenas e de monsegnor Graham Bell, respectivamente secretário e subsecretário do mesmo dicastério.
O arcebispo Fisichella frisou que o Papa quis que o jubileu da misericórdia «se realizasse antes de tudo nas Igrejas particulares, e foi precisamente por isso que quis abrir a porta santa na catedral de Bangui na República Centro-Africana no passado dia 29 de Novembro, fazendo-a tornar-se a capital mundial da paz e instrumento de misericórdia». Um gesto muito significativo que faz compreender «quanto valor possui para a vida da Igreja este jubileu extraordinário vivido no dia-a-dia das nossas comunidades».
A partir do dia da abertura da porta santa, durante todo o jubileu, acrescentou o arcebispo, na praça de São Pedro será recitado diariamente o rosário junto da estátua de São Pedro. Será animado por turno por algumas paróquias de Roma dedicadas à Virgem Maria e pelos institutos religiosos presentes em Roma com uma particular consagração à Mãe de Deus.
O arcebispo observou depois que este jubileu é o primeiro da era digital, e por isso assume muita importância o site oficial (www.im.va). Traduzido em sete línguas, permitirá que se possa seguir os grandes eventos que terão lugar em Roma também a quantos não puderem estar presentes fisicamente. No site as pessoas podem-se registar para a passagem da porta santa, assim como para se tornar voluntários. Foi aberto também outro portal (www.vatimecum.com) promovido pelo Pontifício Conselho, através do qual os peregrinos poderão obter serviços, em relação a refeições e alojamento em Roma, a preços módicos e muitas outras informações para viver o jubileu.

                                   
www.osservatoreromano.va

Sem comentários: