sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

ONU lança-se no combate ao financiamento do grupo Estado Islâmico



As Nações Unidas adotaram, esta quinta-feira, e por unanimidade, uma resolução que pretende tentar travar o financiamento ao grupo Estado Islâmico, que provém, entre outras coisas, do contrabando de petróleo e antiguidades.

O texto, redigido entre Washington e Moscovo, pede uma ação dos países que fazem parte do Conselho de Segurança da ONU mas também que se punam “mais ativamente” os países que apoiam, financeiramente, o grupo.
“Eles são ágeis e têm sido muito bem-sucedidos na obtenção de recursos para os atos de ódio. Tal como os grupos terroristas, que estão a inovar e a diversificar, a comunidade internacional deve estar à frente para combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo”, afirmou o Secretário-geral da Aliança Atlântica, Ban Ki-moon.
São várias as formas de financiamento utilizadas pelo grupo Estado Islâmico, e que preocupam a comunidade internacional, pelo menos os países que não lucram com a situação. Entre elas estão o petróleo e, mais recentemente, a venda de artefactos, fruto de pilhagem e da destruição de lugares históricos, como Palmyra, na Síria.


(euronews)
Por Nara Madeira | Com NAÇOES UNIDAS
17/12 23:33 CET






Sem comentários: