quinta-feira, 21 de abril de 2016

Notícias soltas




21/04 09:38 CET

A esperança de encontrar sobreviventes é praticamente nula, enquanto o número de vítimas mortais do terramoto que abalou o Equador continua a aumentar. Há 570 mortos confirmados, milhares de feridos e 163 desaparecidos.
Há também 20 mil pessoas que ficaram sem casa, para as quais as autoridades têm de encontrar uma solução. Os trabalhos de reconstrução já começaram, mas os residentes sabem que será um processo longo. “Reconstruir a nossa vida não vai tardar dias, nem semanas, nem meses, mas anos, e infelizmente temos que sobreviver com o que as pessoas nos dão”, sublinha Richard Delgado.
Entretanto, o presidente equatoriano, Rafel Correa, anunciou medidas extraordinárias para ajudar a financiar a reconstrução: “Durante um ano vamos cobrar um imposto único de 0,9% sobre os indivíduos com um património superior a um milhão de dólares. Também decidimos cobrar um dia de salário aqueles que ganham mais de mil dólares por mês”
Cerca de 13 toneladas de alimentos foram distribuídas, mas os sobreviventes queixam-se da falta de comida.
Centenas de caixões foram doados por agências funerárias.



20/04 21:26 CET
É afinal mais de meia centena, o número de refugiados que pode ter morrido afogado, no Mediterrâneo, na semana passada. Uma situação provocada por traficantes de seres humanos que enviaram estas pessoas numa embarcação sobrelotada que acabou por afundar-se. A informação é avançada pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados:
“Não é claro quantas pessoas estavam no barco quando ele se afundou. Os relatos de testemunhas falam até 500. Nas últimas semanas temos visto o número de pessoas que atravessam, da Líbia para Itália, aumentar dramaticamente e tememos que seja o começo da boa temporada. O tempo está a ficar melhor no Mediterrâneo e mais pessoas tentarão atravessar”, adiantou William Spindler, porta-voz da UNHCR.
A confirmarem-se estas mortes esta é a pior tragédia, nos últimos 12 meses e aumenta o número total de afogamentos no sul do Mediterrâneo para cerca de 800, só este ano. Uma informação que surge no mesmo dia em que a Líbia deportou mais de 200 refugiados para os seus países de origem.




21/04 10:15 CET

As inundações que desde domingo assolam a cidade norte-americana de Houston, no estado do Texas, no sul do país, provocaram, pelo menos oito mortos.
A região tem estado sob forte precipitações.
As águas subiram mais de 45 centímetros, submergindo campos e estradas. As vítimas mortais foram apanhadas nas enxurradas, quando os veículos onde seguiam foram levados.
De acordo com as autoridades locais, mais de um milhar de casas foram inundadas. As equipas de resgate realizaram mais de 1200 salvamentos.
O Serviço norte-americano de Meteorologia emitiu avisos de risco de inundações para o centro do estado do Texas e para parte do estado da Luisiana.
A subida das águas fez com que milhares de pessoas tivessem de abandonar as suas casas.
Centenas de escolas estão encerradas desde o início da semana.




(euronews.com)






Sem comentários: