quarta-feira, 20 de abril de 2016

Ser parte do rebanho de Deus é um dom, mas é preciso ter um coração disponível


Homilia diária na capela da casa Santa Marta

O Papa Francisco afirmou hoje, na sua homilia diária, que um cristão que não se deixa atrair por Deus é órfão. O pontífice partiu da pergunta que os judeus fazem a Jesus na leitura do Evangelho do dia: “És tu o Messias?”
Esta é uma pergunta de um coração cego que os fariseus e os escribas repetem várias vezes a Jesus – observou o Papa que recordou as palavras de Jesus: “vós não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas”.
Ser parte do rebanho de Deus é um dom, mas é preciso ter um coração disponível. Pelo contrário, estas ovelhas tinham estudado para seguir Jesus e não acreditaram. A dureza do coração dos escribas e fariseus, que veem as obras realizadas por Jesus, mas se negam a reconhecer nele o Messias é “um drama”, disse Francisco que “continua até chegar ao Calvário”.
Até mesmo depois da Ressurreição, quando sugerem aos soldados que guardavam a tumba dizer que estavam dormidos e assim acusar os discípulos de terem roubado o corpo de Cristo. Nem mesmo o testemunho daqueles que viram a Ressurreição os fez mudar de opinião.
“‘Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos’. É precisamente o Pai que dá as ovelhas ao pastor. É o Pai que atrai os corações para Jesus” – disse Francisco.
Escribas e fariseus tinham uma dureza de coração que os impedia de reconhecer Jesus como Messias – explicou Francisco que os considera órfãos porque renegaram o Pai. “Eles falavam de Abraão, dos Patriarcas, mas como figuras distantes”. Nos seus corações eram órfãos – disse o Papa.
Podemos perceber a importância de nos deixarmos atrair por Deus das notícias que a primeira leitura deste dia nos revela: os pagãos que se abriam à fé em Cristo, graças à pregação dos discípulos – afirmou o Santo Padre que recordou no final da sua homilia que Jesus nos convida a sermos seus discípulos mas, para tal, devemos deixar-nos atrair pelo Pai.


(pt.zenit)

Sem comentários: