sábado, 6 de maio de 2017

Apresentada a visita pelo centenário das aparições marianas
e a canonização dos pastorinhos


O que o Papa realiza nos dias 12 e 13 de maio em Fátima, por ocasião do centenário das aparições da Virgem na Cova da Iria e para a canonização dos dois pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, não será uma viagem apostólica, mas uma peregrinação. O Pontífice não chegará à capital, Lisboa, mas à base aérea de Monte Real. Aqui será recebido pelo presidente da República, com o qual terá um encontro particular, mas além deste momento e de um breve encontro com o primeiro-ministro português na manhã do dia 13 na casa Nossa Senhora do Carmo em Fátima, o resto do programa, concentrado em menos de 24 horas, será todo mariano.
Esta peculiaridade foi sublinhada na manhã de sexta-feira pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, no briefing de apresentação no qual participaram Carmo Rodeia, diretora da comunicação do santuário mariano, e o padre Nuno Rosário Fernandes, diretor da comunicação do patriarcado de Lisboa. Portanto, a oração e a ação de graças serão centrais nesta viagem a Portugal, 28º país visitado pelo Papa em 19 viagens fora da Itália. Em Fátima, Francisco pronunciará três discursos e recitará uma oração, falando sempre em português.
Durante os dois dias prevê-se a presença de centenas de milhares de fiéis – a esplanada do santuário pode conter até seis mil pessoas – que virão dos cinco continentes através de cem peregrinações organizadas. Os mais numerosos, além de Portugal, chegarão da Espanha e da Itália. Mas alguns virão também da China, Coreia e Japão. Por enquanto está prevista a presença de oito cardeais, setenta e um bispos, dois mil sacerdotes e alguns chefes de Estado. Francisco – que será acompanhado, entre outros, pelos cardeais portugueses Saraiva Martins e Monteiro de Castro – será o quarto Papa peregrino em Fátima. O primeiro foi, no cinquentenário das aparições, Paulo VI. João Paulo II esteve lá três vezes: em 1982, em 1991 e em 2000. Por fim, Bento XVI visitou o santuário em 2010.

(osservatoreromano)

Sem comentários: