sábado, 27 de maio de 2017

O caminho cenário evangélico

· ​Na audiência geral o Papa indicou a missão da Igreja no encontro de Emaús ·

24 de Maio de 2017


No encontro de Jesus com os discípulos de Emaús «está todo o destino da Igreja» que «não se fecha numa cidadela fortificada mas avança no seu ambiente mais vital, ou seja, no caminho», recordou o Papa Francisco ao comentar o episódio evangélico na audiência geral de quarta-feira 24 de maio na praça de São Pedro.
«Nele – explicou o Pontífice referindo-se ao “cenário” do caminho – encontramo-nos com as pessoas, com as suas esperanças e desilusões, muitas vezes graves. A Igreja ouve as histórias de todos, como saem do íntimo da consciência pessoal; para depois oferecer a palavra de vida, o testemunho do amor de Deus, amor fiel até ao fim. Então o coração das pessoas volta a arder de esperança».
Foi o que aconteceu aos discípulos que na estrada para Emaús «caminhavam desiludidos, tristes, decididos a deixar para trás a amargura de uma vicissitude frustrada». De facto, os dois «cultivavam uma esperança unicamente humana que agora desmoronava». A cruz elevada no Calvário era para eles «o sinal mais eloquente de uma derrota que não tinham previsto».
O encontro com Jesus, pelo contrário, marca o início de uma verdadeira «terapia da esperança». O Senhor «pergunta e ouve», depois fala «através das Escrituras» e repete «o gesto-chave de cada Eucaristia: toma o pão, abençoa-o, parte-o e oferece-o». Uma «série de gestos» que se tornam «o sinal do que deve ser a Igreja». De facto, Ele «toma-nos, abençoa-nos, “parte” a nossa vida e oferece-a aos outros».
«Todos nós – reconheceu Francisco a tal propósito – tivemos momentos difíceis, escuros; momentos nos quais caminhávamos tristes, preocupados, sem horizontes, só com um muro na frente». Mas Jesus «está sempre ao nosso lado para nos restituir a esperança, para aquecer o nosso coração». Eis o «segredo» do caminho que leva a Emaús: «Também através das aparências contrárias, continuamos a ser amados e Deus nunca deixará de nos amar». Ele – garantiu o Papa – «caminhará sempre connosco, sempre, até nos momentos mais dolorosos, mais terríveis, até nos momentos da derrota: ali está o Senhor. E esta é a nossa esperança».

(L´osservatoreromano)


Sem comentários: