IX DOMINGO DO TEMPO COMUM
Nosso Domingo, como vai?
A Liturgia desse domingo nos dá a oportunidade para refletir
sobre o Dia do Senhor e o seu verdadeiro sentido.
A 1ª Leitura lembra
a ordem emanada por Deus
para descansar no dia do Sábado. (Dt5,13-15)
Para Israel, a observância do sábado era considerada como a
mais sagrada
de todos os preceitos do decálogo.
O repouso sabático tinha três significados religiosos
profundos:
- Repouso, sinal de Libertação: Israel devia interromper o
trabalho no sábado
para lembrar-se de
que foi libertado dos trabalhos forçados do Egito.
- Repouso, participação no repouso de Deus, na criação.
É um sinal de que nos
sentimos filhos de Deus.
- Repouso para Deus. "Mas o sétimo dia é o sábado para
o Senhor teu Deus".
Não é prescrição
legal, mas exigência de diálogo entre Deus e o seu povo.
Mas com o passar do tempo, perdeu o sentido religioso e
tornou-se apenas uma série pesada de prescrições e proibições.
Tornou-se sinal de uma nova escravidão e um culto formalista
e exterior.
Jesus precisava corrigir essa mentalidade.
No Evangelho, Jesus
interpreta o verdadeiro sentido do Sábado.
Isso aparece em dois episódios:
- Os discípulos colhem e comem espigas de trigo num
sábado...
porque tinham
fome... reação dos judeus... Jesus: a
vida está acima da lei...
- Jesus cura o homem da mão seca num sábado na sinagoga...
reação...
Jesus pergunta: "É
permitido curar? é dia de libertação?"
E, transgredindo a
lei do Sábado, cura o doente, para mostrar
que toda lei deve
estar a serviço do homem e do bem comum
e não o homem ser
escravo das leis...
E justifica: "O
sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado"
Afirma assim o primado da misericórdia sobre as exigências
da Lei e
o primado da consciência sobre a regra, do homem sobre a
Lei.
O sábado e a própria lei estão subordinados ao bem do homem.
O Sábado torna-se até um dia privilegiado para fazer o bem.
Por que Domingo?
- Os primeiros cristãos vindos do judaísmo, no começo
observavam o sábado,
mas se reuniam para a "fração do pão" no primeiro
dia da semana,
o "Dia do Senhor" ("Dies dominica").
- Mas aos poucos o sábado foi substituído pelo domingo,
dia em que Jesus ressuscitou.
- O Domingo não deve ser visto apenas como uma prática
obrigatória,
mas como um memorial da libertação trazida pela ressurreição
de Jesus Cristo.
- "Santificar” o dia do Senhor não significa ficar sem
fazer nada,
mas ocupar-se de coisas que nos identificam com Deus
e utilizar as horas desse dia para o louvor do Senhor,
tanto por palavras, como por gestos e atitudes.
Não se reduz a ir à missa...
Como viver o DOMINGO ?
o Verdadeiro domingo se celebra de três maneiras:
1. É O DIA DA PARTICIPAÇÃO CONSCIENTE NA EUCARISTIA:
que constitui uma ocasião para os cristãos se recuperarem e
enriquecerem as forças interiores e espirituais.
Entrar de novo em si mesmo,
tomar consciência da própria situação interior,
confrontar-se com a Palavra de Deus,
encontrar-se com a pessoa do Cristo no sacramento:
tudo isso dá ao domingo e à semana toda, um sentido de
força,
tornando o homem senhor de si mesmo e
devolvendo-lhe as rédeas que talvez lhe tenham fugido das
mãos.
A missa constitui, portanto, o ponto de chegada da semana
que passou e de partida para a sucessiva.
É um acontecimento divino e humano, que levanta o tom da
vida.
2. É o Dia do encontro FAMILIAR e FRATERNO :
A fraternidade em
torno da mesa eucarística
deve projetar-se
também fora da igreja.
- A família encontra unidos todos os seus componentes
que durante a semana
não podem se encontrar pela diversidade de horários..
- A caridade cristã se estende também para fora da família
nas obras de
caridade para com os pobres, e necessitados...
3. É o Dia do lazer e do descanso:
Aquela alegria dos batizados que são ressuscitados com
Cristo,
destinados a uma eternidade de alegria numa festa eterna.
Há uma significativa diferença entre o sábado hebraico e
domingo cristão.
O sábado concluía uma semana, era um fim.
O Domingo, ao contrário, abre a semana, é um início.
E o nosso Domingo, como vai?
- É de fato um dia "santificado",
fonte de alegria, de
liberdade, de comunhão com Deus e com os irmãos,
ou uma mera observância externa, um costume?
- Sobra mais tempo: - para a família? - para a comunidade?
- Para a oração, para o culto a Deus? - Para a caridade?
- É um dia de descanso? Para que?
O nosso domingo é de fato o "Dia do Senhor"?
ou apenas o dia do futebol, do namoro, da TV, dos negócios,
do lazer,
ou das festinhas para comer e beber ?
Pe Antônio Geraldo Dalla Costa - 03-06-2018
(buscandonovasaguas)
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