quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

BENTO XVI VIVE E FALA DO NATAL

Papa apresenta simplicidade das músicas natalinas para redescobrir Natal
Conselho a um grupo musical


Por Carmen Elena Villa

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 17 de dezembro de 2008 (ZENIT.org).- A terceira semana do Advento se conhece como a semana da alegria. E este sentimento se respirou nesta quarta-feira, na audiência que Bento XVI concedeu na Sala Paulo VI do Vaticano, na qual as músicas natalinas deram uma cor única ao encontro.
Dada a proximidade do Natal, o Papa fez uma pausa na série de catequeses dedicadas a São Paulo e dessa vez convidou a viver o recolhimento e a alegria cristã durante as celebrações natalinas.
Entre os presentes havia grupos musicais de peregrinos que alegraram com músicas natalinas o encontro com o Santo Padre, que por sua vez os convidou a anunciar o Natal com simplicidade.
Após as palavras do Santo Padre, a agência Zenit falou com vários peregrinos sobre o significado do Natal. Muitos deles se deixaram tocar pela exortação do Papa a viver esta festa de forma cristã.
Natalie, uma destas peregrinas, confessou que havia ficado comovida com as palavras do Papa: «O Natal é um período importante porque nos recorda o nascimento do Menino Jesus e a presença importante das crianças em nossa família».
Antes e depois da audiência se escutava sons de gaitas e flautas que entoavam hinos de natal como o tradicional italiano «Tu scendi dalle stelle», em latim «Adeste Fideles» ou «Noite Feliz» («Heilige Nacht»). Tratava-se de um grupo tradicional italiano de Gaiteiros da localidade de Matese di Boiano.
Dezenas de peregrinos e turistas queriam tirar fotos com os músicos vestidos com trajes típicos, que continuaram tocando os instrumentos ainda quando saíram da Sala.
Após a audiência, o Papa os saudou pessoalmente e segundo comentou Antonio, disse-lhes: «Ide e anunciai o Natal, o Natal verdadeiro, com a simplicidade dos pastores».

;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;


Papa pede a cristãos que «montem o presépio em casa»

"É um sinal «não só de fé, mas também da cultura e arte cristãs», afirma

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 17 de dezembro de 2008 (ZENIT.org).- Bento XVI sublinhou a importância do presépio como símbolo do Natal nos lares, durante as saudações nas diversas línguas aos peregrinos reunidos na Sala Paulo VI para a audiência geral.
Após uma linda catequese, na qual explicou o sentido profundo do Natal, o Papa se dirigiu aos peregrinos de língua italiana e lhes explicou a importância deste tradicional símbolo natalino nos lares cristãos.
«Imagino que em vossas casas estarão terminando de preparar o presépio, que constitui uma sugestiva representação do mistério do Natal de Cristo», disse o Papa aos presentes.
Trata-se de «um elemento muito importante, não só da nossa fé, mas também da arte e da cultura cristãs», assegurou.
O bispo de Roma expressou seu desejo de que a tradição do presépio «continue fazendo parte desta grande solenidade: no fundo, é uma simples e eloqüente forma de recordar Jesus, que, fazendo-se homem, veio habitar no meio de nós».
«Com o presépio, Ele realmente está no meio de nós», acrescentou. "
(Zenit)

Eu já armei o meu Presépio, até coloquei uma tacinha com trigo e outra com laranjas; é uma tradição da nossa casa.
E tu, já fizeste o teu Presépio?

Sem comentários: