domingo, 7 de dezembro de 2008

I CONVÍVIO DE INÍCIO DO ANO


CAMINHO NEOCATECUMENAL

I CONVÍVIO DE INÍCIO DE ANO




De 4 a 7 de Dezembro, ocorreu o nosso I CONVÍVIO DE INÍCIO DE ANO das Comunidades Neocatecumenais da Ilha Terceira.

Estas Comunidades - da Paróquia de Agualva e de Lajes - que tem um ano de "Caminho" - encontraram-se com os seus Catequistas - Casal Lourenço e Paula, Padre Cisto e Helder - para receberem as Graças que o Senhor gratuitamente lhes concedeu, através deles, ao proclamarem a Palavra, ao impor-nos as mãos no Sacramento da Penitência, ao distribuir o Corpo-Sangue do Senhor e ao insentivo ao amor fraterterno vivido em comunidade .

Neste Convívio celebrámos com muita alegria, a APROVAÇÃO DEFINITIVA DO ESTATUTO DO CAMINHO NEOCATECUMENAL por parte do Conselho Pontifício para os Leigos.
Dos 35 Artigos, destaco três pontos:

* O Conselho definiu o Caminho Neocatecumenal como "um itinerário de formação católica, válido para a sociedade e para os tempos de hoje", "instrumento ao serviço dos Bispos para a redescoberta da iniciação cristã por parte dos adultos baptizados".
* O Conselho dotou o Caminho neocatecumenal, "de personalidade jurídica pública" para gerir " um conjunto de bens espirituais..." - o que quer dizer que a Igreja considera que o Caminho Neocatecumenal, é a própria Igreja a actuar.
* Sobre as Comunidades: " Dentro da paróquia, o Neocatecumenado é vivido em pequena comunidade - denominada comunidade neocatecumenal, visto que a forma completa ou comum da iniciação cristã dos adultos é a forma comunitária. O Modelo da comunidade neocatecumenal é a Sagrada Família de Nazaré...Na comunidade, os neocatecúmenos tornam-se adultos na fé, crescendo em humildade, simplicidade e louvor, submetidos à Igreja."

Graças a Deus!

Sem comentários: