sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

FESTA DE SANTO ESTÊVÃO


PRIMEIRO DIÁCONO E MÁRTIR DA IGREJA


A Igreja celebra hoje, no segundo dia da Oitava do Natal, Santo Estêvão, o 1º Diácono e Mártir – séc. I.
É uma Festa que eu acho que se enquadra muito bem neste dia; esta comemoração diz-me que ela já é fruto do nascimento deste Menino, porque Jesus nasceu para nos dar Vida Eterna: Ele é a Força, Ele é a Paz, Ele é o Amor.
Santo Estêvão teve a coragem de enfrentar os hipócritas ”doutores e sacerdotes” da sinagoga que injustamente o condenaram e mataram, porque a sua Verdade os incomodava - tal como haviam feito com Jesus, uns anos atrás. Estêvão morreu por Amor louvando e bendizendo o Senhor; Amor fiel e de perdão, na dimensão da Cruz.
Como Santo Estêvão, não tenhamos medo, dos homens nem dos argumentos que precisaremos para nos defendermos ou esclarecermos quando eles nos difamarem injustamente por defendermos o nosso Deus, pois diz-nos Jesus no Evangelho “...não vos preocupeis nem como haveis de falar nem com o que haveis de dizer; nessa altura, vos será inspirado o que tiverdes de dizer. Não sereis vós a falar, mas o Espírito do vosso Pai é que falará por vós.”
Que maravilha termos um Deus Vivo, que nos conduz, protege e nos ama infinitamente, amigos!

....................


Liturgia da Palavra


Livro dos Actos dos Apóstolos 6,8-10.7,54-59.



“Cheio de graça e força, Estêvão fazia extraordinários milagres e prodígios entre o povo. Ora, alguns membros da sinagoga, chamada dos libertos, dos cireneus, dos alexandrinos e dos da Cilícia e da Ásia, vieram para discutir com Estêvão; mas era-lhes impossível resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. Ao ouvirem tais palavras, encheram-se intimamente de raiva e rangeram os dentes contra Estêvão. Mas este, cheio do Espírito Santo e de olhos fixos no Céu, viu a glória de Deus e Jesus de pé, à direita de Deus. «Olhai, disse ele, eu vejo o Céu aberto e o Filho do Homem de pé, à direita de Deus.» Eles, então, soltaram um grande grito e taparam os ouvidos; depois, à uma, atiraram-se a ele e, arrastando-o para fora da cidade, começaram a apedrejá-lo. As testemunhas depuseram as capas aos pés de um jovem chamado Saulo. E, enquanto o apedrejavam, Estêvão orava, dizendo: «Senhor Jesus, recebe o meu espírito.»




Livro de Salmos 31(30),3-4.6.8.16-17.



Inclina para mim os teus ouvidos; apressa te a libertar me. Sê para mim uma rocha de refúgio, uma fortaleza que me salve.
Tu és o meu rochedo e a minha fortaleza; por amor do teu nome, guia me e conduz me.
Nas tuas mãos entrego o meu espírito; SENHOR, Deus fiel, salva me.
Hei-de alegrar-me e regozijar-me com a tua misericórdia, pois viste a minha miséria e conheceste a angústia da minha alma.
O meu destino está nas tuas mãos; livra me dos meus inimigos e perseguidores.
Brilhe sobre o teu servo a luz da tua face; salva me pela tua misericórdia."





Evangelho segundo S. Mateus 10,17-22.



Tende cuidado com os homens: hão-de entregar-vos aos tribunais e açoitar-vos nas suas sinagogas; sereis levados perante governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e dos pagãos. Mas, quando vos entregarem, não vos preocupeis nem como haveis de falar nem com o que haveis de dizer; nessa altura, vos será inspirado o que tiverdes de dizer. Não sereis vós a falar, mas o Espírito do vosso Pai é que falará por vós. O irmão entregará o seu irmão à morte, e o pai, o seu filho; os filhos hão-de erguer se contra os pais e hão-de causar-lhes a morte. E vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas aquele que se mantiver firme até ao fim será salvo. “ 




Sem comentários: