quinta-feira, 1 de julho de 2010

Papa a sacerdotes: "Dedicai tempo à Confissão



Propõe um novo modelo de sacerdote, São José Cafasso



"CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 30 de junho de 2010 (ZENIT.org) - O Papa Bento XVI instou hoje os sacerdotes a recordarem "a importância de dedicar tempo ao sacramento da Reconciliação e à direcção espiritual".

Dirigindo-se aos peregrinos reunidos na Praça de São Pedro para a audiência geral, o Papa quis apresentar outro modelo para o Ano Sacerdotal que acaba de concluir: o italiano José Cafasso, formador de sacerdotes.

Quase contemporâneo ao Cura d'Ars, este santo já havia chamado a atenção de Pio XI, quem propôs ambos como figuras "providencialmente oportunas".

Cafasso, explicou o Papa, "não foi pároco, como o Cura d'Ars, mas sobretudo formador de párocos e de sacerdotes diocesanos, inclusive de sacerdotes santos, entre eles São João Bosco".

"Não fundou, como tantos outros sacerdotes do século XIX piemontês, institutos religiosos, porque sua ‘fundação' foi a ‘escola de vida e de santidade sacerdotal', que realizou, com seu exemplo e ensino, no Internato Eclesiástico de São Francisco de Assis, em Turim."

Cafasso, da sua cátedra de teologia moral, "educava para que fossem bons confessores e diretores espirituais, preocupados pelo verdadeiro bem espiritual da pessoa, incentivados por um grande equilíbrio em fazer sentir a misericórdia de Deus e, ao mesmo tempo, um agudo e vivo sentido do pecado".

"Três eram as principais virtudes do Cafasso professor, como recorda São João Bosco: calma, delicadeza e prudência", indicou o Papa.

O santo se entregava intensamente ao ministério da Confissão, "à qual ele mesmo dedicada muitas horas do dia; a ele se dirigiam bispos, sacerdotes, religiosos, leigos eminentes e pessoas simples: a todos sabia oferecer o tempo necessário".

...

"Seu ensino nunca era abstracto, baseado somente nos livros utilizados nessa época, mas nascia da experiência viva da misericórdia de Deus e do profundo conhecimento da alma humana, adquirido no longo tempo transcorrido no confessionário e na direcção espiritual."

Outro elemento da sua vida foi "a atenção aos últimos, em particular aos presos, que em Turim do século XIX viviam em lugares inumanos".

...

O Pontífice concluiu recordando que este santo foi proclamado por Pio XII modelo aos sacerdotes comprometidos na confissão e na direcção espiritual.

...."


ZP10063011 - 30-06-2010
Permalink: http://www.zenit.org/article-25372?l=portuguese

Sem comentários: