segunda-feira, 26 de julho de 2010

“Resiliência humana”


Excerto de um blog:



"Leio com alguma frequência partes de alguns dos muitos livros que Boris Cyrulnik, neurologista, psiquiatra e psicanalista francês de referência, publicou ao longo dos anos e não me canso de apreciar a precisão com que este homem identifica, aponta e multiplica os sinais de resiliência humana. Ele próprio é um grande resiliente pois conseguiu fugir de um campo de concentração quando tinha seis anos e continuou a ultrapassar enormes dificuldades até se tornar um médico conceituado e uma das grandes autoridades mundiais em questões ligadas à resiliência. Deixo aqui uma espécie de fábula que muitos conhecem e ele cita, a propósito do sentido da vida de cada um. Ou melhor, do sentido que cada um dá à sua vida e da capacidade que cada um de nós tem de pôr as coisas em perspectiva e agir sobre os seus próprios pensamentos."

Um homem vai pela estrada e vê outro homem na berma a partir pedras com um grande malho. Tem a infelicidade estampada no rosto e a raiva nos gestos. O homem pára e pergunta: "O que está a fazer, senhor?" "Não está a ver - responde o homem - que só consegui este trabalho estúpido e doloroso."

Um pouco mais longe vê outro homem também a partir pedras, mas o seu rosto está calmo e os seus gestos são harmoniosos. "O que está a fazer, senhor?", pergunta. "Ora bem, ganho a vida graças a este trabalho cansativo, mas com a vantagem de ser ao ar livre", responde-lhe o homem.

Mais longe ainda, um terceiro pedreiro irradia alegria. Sorri ao bater com o malho e observa com prazer os bocados de pedra. "O que está a fazer, senhor?" pergunta o homem. "Eu - responde o pedreiro - estou a construir uma catedral!"


(Do meu correio electrónico)


Sem comentários: