terça-feira, 6 de julho de 2010

A VISITA DOS NOSSOS CATEQUISTAS




OS NOSSOS CATEQUISTAS VISITAM A TERCEIRA


Lendo o Livro dos Actos dos Apóstolos, a certa altura deparamo-nos com o diálogo entre Filipe e o eunuco quando este lia a Sagrada Escritura “Entendes o que estás lendo? ” “Como o poderia, disse o eunuco, se alguém não me explicar?”


E Jesus instituiu na sua Igreja, o Ministério da Evangelização para que todos os povos, sem distinção, conhecessem a mensagem que Jesus veio trazer aos homens.

Fala-se muito da Nova Evangelização como um dos grandes frutos do Concílio Vaticano II. Pois o Caminho Neocatecumenal é um destes frutos que na Ilha Terceira conta desde 2007 com algumas Comunidades, a pedido do seu Bispo.


Os nossos Catequistas estão entre nós, a visitar as Comunidades. Eles , tal como Paulo estão em viagem de missão porque é o Espírito Santo que lhes toca e os envia e lhes fala: “Não temas. Continua a falar e não te cales. Eu estou contigo...”.


Estão de volta para nos reunir “... reuniu os discípulos, fez-lhes as suas recomendações... exortou demoradamente os fieis e, depois, chegou à Grécia, onde esteve três meses.” Precisamos de uma exortação, de mais instrução, porque como disse Jesus, agora estamos no meio de lobos: e estes aparecem na nossa família que se insurge com imensas saídas de casa, os amigos riem trocistas, os padres falam mal e queixam-se que as suas Igrejas ficam ainda mais vazias, os seminaristas falam daquilo que ouvem falar e tem vergonha de testemunhar...

Agora, o demónio tem muito campo para actuar! Agora é a hora de estamos unidos no Amor para que digam de nós “ olhai, como eles se amam...”.


Somos ainda muito frágeis, muito pequenos, precisamos daquele alimento mole, dado em quantidades mínimas e assíduas, para o podermos digerir e crescermos. Este alimento é a Palavra de Deus e quem no-lo dá é a equipa de Catequistas. Crescer na Fé, através da tribulação levada com paciência, esperança e alegria.


Sei que o Senhor tem uma missão para cada um de nós. Neste Caminho quero continuar a ser guiada por aqueles que o Senhor suscitou para me levarem até ao Céu e um dia poder pensar no meu íntimo, como S. Paulo:


... basta-me poder concluir a minha carreira e cumprir a missão que recebi do Senhor Jesus, dando testemunho do Evangelho da graça de Deus”.




Sem comentários: