sábado, 3 de dezembro de 2011

Açores: Exposição recorda D. José Vieira Alvernaz




Lisboa, 16 nov 2011 (Ecclesia) – O Museu de Angra do Heroísmo (Açores) tem patente ao público, até abril do próximo ano, duas exposições intituladas: “Santos e Devotos” e “D. José Vieira Alvernaz, Patriarca das Índias Orientais”.

Na Sala de Oportunidades daquele museu situado na Ilha Terceira e até 18 de abril de 2012, será “relembrado D. José Vieira Alvernaz, uma das figuras mais marcantes da presença portuguesa na Índia, durante o século XX, que teve uma importante intervenção moderadora no processo de anexação dos territórios de Goa, Damão e Diu pela União Indiana, em dezembro de 1961”, refere o jornal a «União» daquela diocese.

Esta mostra inclui vestes sacerdotais, fotografias, objetos pessoais e recordações dos tempos em que este prelado, natural do Pico, desempenhou os cargos de Bispo de Cochim, Arcebispo Titular de Cranganor, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Goa e Damão, Patriarca das Índias Orientais e Primaz do Oriente.

Em relação à exposição “Santos e Devotos”, esta está patente na Sala do Capítulo e na Igreja de Nossa Senhora da Guia, até 8 de abril de 2012, e expõe “peças de imaginária devocional e pintura de notável valor artístico, bem como outros objetos religiosos ligados à prática do sagrado, como sejam presépios, registos, pagelas e ex-votos”.

Levada a cabo com a colaboração de várias paróquias da diocese de Angra do Heroísmo e da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, esta exposição procura “aprofundar uma das maiores matrizes culturais, que são as manifestações religiosas cristãs”.

LFS


Sem comentários: