quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Oitava de Natal: Vigília dos Santos Inocentes





CELEBRAÇÃO SINFONIO-CATEQUÉTICA SOBRE O SOFRIMENTO DOS INOCENTES

Ontem houve um momento espiritual único!

Ontem todo o mundo teve a feliz oportunidade de aceder a um site espanhol - www.mariavision.es - que nos presenteou com a transmissão em directo da cidade de Belém, com esta Sinfonia Catequética, na Vigília dos Santos Inocentes, nesta Belém onde nasceu o Deus Menino e onde foram martirizadas crianças inocentes, como nos conta o Evangelho segundo S. Mateus 2, 13-18.

No anfiteatro onde ocorreu a Sinfonia, encontravam-se o Fundador do Caminho Neocatecumenal, o Sr Arcebispo de Jerusalém, muitas comunidades Neocatecumenais vindas de todo o País e autoridades civis.

Já tive ocasião de apresentar algum tema desta Sinfonia Catequética. O Kiko Arguello teve o cuidado de nos fazer presente mais uma vez, os temas que iríamos escutar sobre a Paixão de Cristo, traduzida nesta música maravilhosa e lida por músicos do Caminho Neocatecumenal provenientes da Espanha e Itália, complementada por um coro espectacular pela força espiritual que imprimiam ao canto.

Os temas são:

1-Getsêmani: O sofrimento de Jesus no Monte das Oliveiras; Deus envia um Anjo para consolar Jesus; Jesus a aceita a vontade do Pai, gritando “Abba”.

2-Lamento de Maria: Nossa Senhora chora aos pés do Seu Filho Jesus, junto à Cruz – as notas tocadas pela harpa simbolizam as lágrimas da Virgem Maria.

3-Jesus na Cruz, perdoa a todos nós, pecadores.

4-Espada: a espada atravessa a alma de Maria. O Anjo diz-Lhe: Maria, Maria, mãe de Deus, ânimo.


- Finalmente a orquestra tocou “Ressurreci” acompanhada pelo coro. 

Uma maravilha.



Sem comentários: