Comemora-se o dia da Restauração
da Independência portuguesa
Comemora-se hoje, em Portugal, a Restauração da Independência, pela última vez, como dia de descanso, já que este é um dos feriados civis que no próximo ano vai deixar de existir. Em Santo Aleixo da Restauração, concelho de Moura, a tradição volta a cumprir-se e esta data é comemorada com um vasto programa de actividades.
Comemora-se hoje, em Portugal, a Restauração da Independência. Muito provavelmente este ano, pela última vez, como dia de descanso, já que este é um dos feriados civis que em 2012, ao que tudo indica, vai deixar de existir.
A Restauração da Independência é a designação dada à revolta iniciada em 1 de Dezembro de 1571 contra a tentativa de anulação da independência do Reino de Portugal, por parte da dinastia filipina, e que vem a culminar com a instauração da dinastia portuguesa da casa de Bragança. Esta data é comemorada anualmente.
Santo Aleixo da Restauração é uma aldeia portuguesa situada no concelho de Moura, que foi muito importante durante a Guerra da Restauração devido à defesa e neutralização de duas campanhas espanholas, em 1641 e 1644, sendo por isso homenageada como aldeia heróica no obelisco da Praça dos Restauradores, em Lisboa, e agraciada com a denominação "da Restauração" pela República, em 1957.
“Razões mais que suficientes para que a tradição volte a cumprir-se" naquela localidade, "comemorando esta efeméride, com um vasto programa de actividades”, avançou à Voz da Planície José Manuel Godinho, presidente da Junta de Freguesia de Santo Aleixo da Restauração.
José Manuel Godinho avançou ainda, que “em 2012, as comemorações do dia 1 de Dezembro vão ganhar um novo fôlego” e que as mesmas “vão continuar a realizar-se quer seja, ou não, feriado”.
Ana Elias de Freitas
Voz da Planície
Sem comentários:
Enviar um comentário