terça-feira, 6 de dezembro de 2011

“Alegrai-vos comigo”



Partilha


(Gostei de partilhar hoje esta Palavra, porque achei que tinha muito a ver com o Tempo Litúrgico que estamos vivendo: o Advento.Sendo cada um de nós, João Baptista, preparamos e aplainamos para nós e para os outros os caminhos tortuosos das trevas para vermos melhor a LUZ. Ao tentar realizar esta missão vamos procurar aquele irmão mais fragilizado, que vê muito pouco ou que está “doente” para que veja e se cure e, fazer como o pastor – de que fala o Evangelho - que cuida das ovelhas e que não descansa enquanto não encontra a ovelha que andava perdida. Ao encontrá-la, alegra-se profundamente.)


…................


Evangelho segundo S. Mateus 18,12-14.

Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se tresmalhar, não deixará as noventa e nove no monte, para ir à procura da tresmalhada?
E, se chegar a encontrá-la, em verdade vos digo: alegra-se mais com ela do que com as noventa e nove que não se tresmalharam.
Assim também é da vontade de vosso Pai que está no Céu que não se perca um só destes pequeninos.»


…...................


Comentário ao Evangelho do dia feito por : Basílio de Selêucia, (?- c. 468), bispo - Homilia 26, sobre o Bom Pastor

«Alegra-Se mais com ela do que com as noventa e nove que não se tresmalharam»



Observemos a Cristo, o nosso Pastor; consideremos o Seu amor pelos homens e o Seu enlevo em conduzi-los a verdes prados (Sl 23,2). Tanto Se alegra com as ovelhas que O rodeiam como procura as que se tresmalham. Os montes e os bosques não são para Ele sequer obstáculo; Ele percorre vales tenebrosos (Sl 23,4) até achar a ovelha perdida e, encontrando-a doente, em vez de a deixar, cuida dela e, tomando-a aos ombros, cura com a própria fadiga a ovelha fatigada. Esta fadiga enche-O de alegria porque encontrou a ovelha perdida, e apenas isso O alivia do Seu esforço: «Qual é o homem dentre vós que, possuindo cem ovelhas e tendo perdido uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai à procura da que se tinha perdido, até a encontrar?» (Lc 15,4).


A perda de uma só ovelha vem perturbar a alegria do rebanho reunido, mas a alegria do reencontro afugenta toda a tristeza: «Ao encontrá-la, põe-na alegremente aos ombros e, ao chegar a casa, convoca os amigos e vizinhos e diz-lhes: «Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida»» (Lc 15,5-6). Precisamente por isso diz Cristo: «Eu sou o Bom Pastor (Jo 10,11). «Procurarei a [ovelha] que se tinha perdido, reconduzirei a que se tinha tresmalhado; cuidarei da que está ferida e tratarei da que está doente» (Ez 34,16).

(EvangelhoQuotidiano)


Sem comentários: