sábado, 21 de janeiro de 2012

Caminho Neocatecumenal: A propósito da aprovação oficial da Liturgia





Entrevista a Kiko Arguello, fundador do CAMINHO NEO-CATECUMENAL, logo após a audiência com o Papa

Com a alegria ainda nos olhos e no coração pelo encontro com o Santo Padre na Sala Paulo VI, Kiko concede à ZENIT uma outra breve entrevista para dar graças a Deus pela maravilhosa história que está fazendo com este caminho de iniciação cristã e comentar o evento de hoje (20.1.2012).


*********


*Kiko, começamos com uma simples pergunta: como foi a reunião desta manhã?
Kiko: Fantástica! Foi realmente maravilhoso o fato de terem sido confirmadas as celebrações que marcam todas as etapas da gestação cristã que o Caminho construiu.
Esperamos este momento e, finalmente, a Igreja confirmou o Caminho Neocatecumenal como iniciação cristã, na sua doutrina, nas liturgias e nas etapas. É importantíssimo, acima de tudo, o fato de que o Papa reiterou que as comunidades possam celebrar as missas dominicais por comunidade.
É um fato sociológico de imensa importância que quer dizer que a pequena comunidade é a salvação para a Nova Evangelização. A Eucaristia, na verdade, cria e forma a comunidade cristã, a solidifica, a une.

*E no que diz respeito à “missio ad gentes?”
Kiko: A missio ad gentes é também uma pequena comunidade no meio de pessoas completamente pagãs ou distantes da Igreja. O que nós vemos é que essas pessoas são atraídas por "pequenas comunidades" representadas pelas famílias em missão, são surpreendidas pelo amor que elas mostram aos outros e entre si. Se deixam catequizar nas suas casas e se tornam, depois, elas mesmas uma pequena comunidade.

*Qual é a novidade de tudo isso para a Igreja?
Kiko: Podemos dizer que estamos começando uma nova página na história: a Nova Evangelização, no meio de uma crise epocal que afeta toda a sociedade, que se chama secularização. Muita gente, não sabemos o motivo, "assediam" as igrejas; em alguns países, principalmente europeus, chegaram até mesmo a vendê-las ou a fechá-las.
Por isso, estou feliz e surpreso quando, com estas missões ad gentes, de fato, há pessoas que dizem "obrigado, porque senão eu nunca teria entrado numa Igreja" ou também agradecem pelo "amor e a aceitação" que respiram nas casas destes irmãos que os hospedam.
De fato, são muitas as pessoas que vêm para a catequese, não querem mais ir embora: são as onze horas da noite e ainda não voltam para casa. Isso acontece também porque as pessoas, na nossa sociedade, se sentem muito solitárias ...
Já faz 40 anos que o Caminho Neocatecumenal continua a dar frutos, basta pensar no grande número de chamados vocacionais.

*O que você acha desses dons que o Senhor deu ao Caminho e à Igreja sobretudo?
Kiko: O que pensar ... que o Senhor é muito bom para nós. Agradeço realmente a Deus, porque, apesar de que tivemos e temos muitas dificuldades e sofrimentos, nunca nos abandonou, mas sempre apoiou e sustentou. O encontro de hoje é um testemunho.

*Para qual direção o Caminho está se dirigindo?
Kiko: Para o início de uma Nova Evangelização em todo o mundo.
Estamos olhando para novos horizontes, por exemplo, também a Igreja Ortodoxa ultimamente tem mostrado interesse no nosso caminho de fé.
Acima de tudo, eu acredito, temos que nos preparar para a China, o Vietnã, toda a Ásia no geral e temos várias famílias prontas para sair em missão para o Oriente do mundo.

*Além do mais nasceram já cinco novos seminários para preparar os jovens para partir para a China?
Kiko: Exatamente! Nós perguntamos a 20 mil jovens que se sentissem chamados a tornar-se padres e evangelizar na China, e 5.000 se prontificaram. Agora esses rapazes serão avaliados, preparados, devemos ver quem terminará os estudos e assim por diante. Em definitiva a China, A Ásia!

*Finalmente, Kiko, tem alguma coisa que gostaria de dizer para todos aqueles que fazem parte do Caminho Neocatecumenal, mas também para todos os cristãos?
Kiko: Sim, quero desejar-lhes algo simples: encontrar a Cristo e encontrar, portanto, a verdadeira vida que conduz à vida eterna. Espero que todos possam se encontrar realmente com Jesus Cristo, porque Ele te dá a sua natureza e a sua vida imortal e isto te muda completamente a existência, te ajuda e te prepara. 

(Zenit)

1 comentário:

Jacob disse...

Não houve aprovação litúrgica da Eucaristia do Caminho Neocatecumenal.

No dia 17 de Janeiro foram aprovadas unicamente as celebrações (que não estritamente litúrgicas, conforme o discurso do Papa), que constam do Directório Catequético do Caminho e não estão contempladas nos livros litúrgicos já existentes na Igreja.

Assim, a celebração da Eucaristia não foi contemplada nesta aprovação da Santa Sé. Aliás, tal já acontecera nos Estatutos do Caminho, em 2008, conforme o referido discurso do Santo Padre: «As celebrações nas pequenas comunidades, reguladas pelos Livros litúrgicos, que devem ser seguidos fielmente, com as particularidades aprovadas nos Estatutos do Caminho…».

De facto, o Estatuto refere apenas algumas excepções face à forma de celebrar a Eucaristia segundo o Missal Romano – deslocação do rito da paz, e comunhão sob as duas espécies, recebida de pé e no próprio lugar:
Art. 13, § 3º. Na celebração da Eucaristia nas pequenas comunidades seguem-se os livros litúrgicos aprovados do Rito Romano, com exceção das concessões explícitas da Santa Sê.(nota 49) No que concerne à distribuição da Santa Comunhão sob as duas espécies, os neocatecúmenos a recebem em pé, permanecendo em seu lugar.

A nota 49 refere:
«A congregação autoriza que entre as adaptações previstas pela Instrução Actio pastoralis, nºs. 6-11, os grupos do mencionado “Caminho” possam receber a comunhão sob as duas espécies, sempre com o pão ázimo, e deslocar, “ad experimentum”, o rito da paz para depois da oração universal».

Contudo, nos Estatutos do Caminho (ver Art.º 13, sobretudo nota 49) e nas recomendações do Congregação do Culto Divino ao Caminho Neocatecumenal (2005) não há qualquer concessão para deslocar o altar da igreja onde celebram, para não ajoelhar na consagração, para comungarem todos ao mesmo tempo que o sacerdote, para dispor os vasos sagrados no altar fora do corporal, como parece que sucede nas suas celebrações, contrariando os seus próprios estatutos. Devem, para além do mais, participar uma vez por mês na missa paroquial, entre outras indicações constantes da Carta da Congregação para o Culto Divino ao Caminho Neocatecumenal, em Dezembro de 2005, citada na nota 49 dos Estatutos.

Como era importante para a Igreja e para o Caminho que isso fosse escrupulosamente observado, numa verdadeira demonstração de fidelidade e obediência!