terça-feira, 13 de março de 2012

OS IRMÃOS DO CAMINHO PRESTAM SERVIÇOS NA PARÓQUIA




Estamos sempre a aprender! Uma das vantagens da minha ida a Coimbra foi a de ter integrado uma Comunidade do Caminho Neocatecumenal, que passará a ser a “minha”Comunidade de Coimbra.
Nas Celebrações da Eucaristia, realizadas na Igreja da Paróquia e em que estive presente, incorporavam-se a 1ª Comunidade, fundada há 20 anos e a 2ª Comunidade, com a “idade” da minha de Angra.
Tudo na maior simplicidade, humildade e louvor a Deus. Nunca soube quais eram os irmãos que pertenciam à primeira ou há segunda Comunidade. Para nós, todos somos iguais. Deus não faz acepção de pessoas...
A vantagem da universalidade dos sinais, cânticos e ritos, fez com que eu me sentisse integrada, “em casa”, desde o início. Existia unidade no mesmo Espírito e muito carinho entre nós.

Para aqueles que acham que o Caminho é “fechado” e não “participa” nas acções da Paróquia, isso é um chavão e argumento falsos, usados como diversão. Tanto em Coimbra, como cá estão a realizar-se Catequeses, abertas a toda a gente. Estes irmãos que querem prosseguir nesta iniciação cristã, serão aqueles que mais tarde irão desempenhar os serviços na paróquia.
A Comunidade de Coimbra que me acolheu, presta serviço na sua Paróquia, aos seguintes níveis:

  • Ministro da Comunhão
  • Ministro da Palavra
  • Leitor
  • Coro
  • Acólito
  • Ostiaria
  • Voluntários

Penso que, continuar a falar neste assunto, não é inteligente!
Procurem fontes fidedignas. Há livros que podem esclarecer. Leiam os Estatutos do Caminho Neocatecumenal, à venda nas livrarias. Aproveitem os Catequistas que estão na Ilha já há um mês... Ânimo! Não tenham medo.



Sem comentários: