sábado, 10 de março de 2012

Coimbra tem mais encantos, na hora da despedida.


Um dia nos resta para regressarmos a casa, por isso fomos depois do almoço dar uma volta por lugares onde há muito não passávamos.
Atravessámos a ponte e chegámos a Santa Clara para visitarmos, em ano de Festa à Rainha Santa Isabel, as Igrejas de Santa Clara-a-Nova e Santa Clara -a-Velha.

Apresento um pouco de “história” copiada da Wikipédia e fotos tiradas pelo meu telemóvel.

Convento de Santa Clara-a-Nova






.

Convento de Santa Clara-a-Nova: altar principal da igreja.


"O Convento de Santa Clara-a-Nova localiza-se na freguesia de Santa Clara na cidade, concelho e distrito de Coimbra, em Portugal.
Foi construído no século XVII em substituição ao antigo mosteiro medieval de Santa Clara-a-Velha, vítima das inundações periódicas do rio Mondego.
O mosteiro é um importante repositório de arte portuguesa dos séculos XIV a XVIII e alberga os restos da Rainha Santa Isabel, fundadora do mosteiro original.

O mosteiro de Santa Clara de Coimbra foi originalmente fundado nos inícios do século XIV, perto das margens do rio MondegoIsabel de Aragão, rainha de Portugal e esposa de D. Dinis, foi a principal benfeitora do mosteiro nos seus inícios, tendo-o escolhido como lugar de seu sepultamento.
As constantes inundações de que era vítima o velho mosteiro levaram à decisão de construir outro edifício para a comunidade de clarissas. Assim, as obras do actual mosteiro começaram em 1649, estando já a igreja e vários edifícios conventuais terminados em 1696, quando se mudaram as últimas monjas. O arquitecto responsável pelo projecto foi João Torriano, frade beneditino, engenheiro-mor do reino e professor de matemática da Universidade de Coimbra.
Na rica igreja maneirista, o lugar de honra cabe à urna de prata com óculos de cristal contendo o corpo incorrupto da Rainha Santa Isabel, instalado em 1696 e custeado pelo povo de Coimbra. O túmulo original, uma única pedra, mandado fazer pela própria rainha, jaz no coro baixo, onde painéis de madeira policromática contam a história da sua vida.
O grande claustro construído pelo húngaro Carlos Mardel, foi custeado por D. João V em 1733."


Igreja de Santa Clara-a-Velha







PASSA UM BOM DIA


Sem comentários: