quinta-feira, 28 de março de 2013

E TU, A QUEM LAVAS OS PÉS?


5ª FEIRA SANTA




Quinta-Feira Santa, o dia em que fazemos memória da última ceia de jesus com os Apóstolos. Um grande dia: o da Instituição da Eucaristia! Jesus reúne os mais íntimos, os Doze, para se despedir por que vai para o Pai.
São momentos muito ricos de ensinamentos e fortes de intimidade e entrega.
Estava tudo preparado para começar a Ceia! Os Doze à mesa com Jesus.  Porém, faltava que alguém procedesse ao ritual da purificação. Todos continuavam sentados, achando-se superiores para realizar tal acto... Então Jesus, despe a túnica, enrola um pano à cintura, pega numa bacia com água e percorre um a um os discípulos, não para lhes lavar as mãos, mas sim os pés – tarefa de escravo!

Todos ficaram estupefactos!

... E Jesus lavou os pés a todos os Apóstolos, incluindo Judas. Após este ato de humildade e serviço, disse Jesus: “... também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que, assim como Eu fiz, vós façais também.” (Jo 13, 1-15)

Jesus não tinha qualquer pecado, mas ensina-nos a fazer este acto, para descermos à nossa pequenez de pecadores, podendo ser esta uma forma de agradecer o amor de um irmão, reconhecimento, admiração, ou uma maneira de pedirmos perdão a quem ofendemos. Lavar os pés, tarefa de escravo! É assim que o Senhor nos quer: simples e humildes de coração.

E tu, a quem lavas os pés?
Aquele irmão que te ajuda a caminhar, que amas, que reconheces ser enviado de Deus na tua comunidade... e aquele a quem ofendeste, para quem és intolerante, autoritário, prepotente, invejoso...

A QUEM LAVAS OS PÉS?


TEM UM BOM DIA DE QUINTA-FEIRA SANTA

Sem comentários: