quarta-feira, 26 de março de 2014

A Lei



Se não houvesse lei, não existiam criminosos. Cada um faria o que muito bem entendesse. Reger-se-iam segundo o seu instinto, como fazem os animais irracionais.

Moisés falou ao povo e disse: 1 «Agora, Israel, ouve as leis e os preceitos que eu hoje vos ensino. Ponde-os em prática.” (Dt 4,1)

Deus escreveu a Lei em “tábuas de pedra” e entregou-a a Moisés no monte Sinai para ser cumprida por toda a humanidade, até ao fim dos tempos. Esta Lei ensina-nos como caminhar nos trilhos do Senhor; quem não a segue, afasta-se voluntariamente de Deus.

Mas os homens deturparam a Lei de Deus e criaram regras e normas que satisfizessem os seus sentimentos de injustiça, mentira e vingança.

Por isso, no Evangelho de hoje, Jesus diz que não veio abolir a Lei, mas sim completá-la e cumpri-la, deixando-nos o ensinamento e o exemplo: amar a Deus Pai acima de tudo e de todos e amar os irmãos na dimensão da Cruz.
A importância da escuta da Voz e a obediência à vontade do Pai, são o segredo para a nossa santidade.

Jesus disse aos discípulos: 17 «Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição.” (Mt 5,17-19)

Neste Tempo da Quaresma é muito bom a Igreja nos proporcionar Palavra que seja eficaz e atual, porque nos leva a questionar o nosso coração: deturpo os Mandamentos da Lei de Deus para satisfazer os meus interesses pessoais? Qual é o meu verdadeiro deus? Amo os meus inimigos, como Deus manda?


PASSA UM DIA TRANQUILO


Sem comentários: