quinta-feira, 20 de março de 2014

ANGELUS: TRANSFIGURAÇÃO



Piazza San Pietro
Segundo domingo da Quaresma, 16 de março de 2014



Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O Evangelho de hoje nos apresenta o evento da Transfiguração. É a segunda meditação de quaresmal: a primeira no domingo passado, as tentações no deserto; a segunda: a Transfiguração. "Jesus levou Pedro, Tiago e João para uma alta montanha" (Mt 17.1). A montanha na Bíblia representa o lugar de intimidade com Deus e do encontro íntimo com ele; o lugar de oração, para estar na presença do Senhor. Lá em cima na montanha, Jesus mostra-se aos três discípulos transfigurado, brilhante e bonito; e então Moisés e Elias aparecem e conversam com Ele. Seu rosto é brilhante e suas vestes resplandecentes, que Pedo diz que gostaria de ficar lá, quieto. Imediatamente ressoa a voz do Pai anunciando que Jesus é o seu amado Filho, dizendo: «Escutai-O» (v. 5). Esta palavra é importante! Pai nosso disse apóstolos e também nos diz: "Ouça Jesus, porque é o meu Filho amado". Manter, esta semana, esta palavra em sua cabeça e o coração: "Escute Jesus!". E isso não é dizer que o Papa diz a todos que Deus é o Pai: para mim, para você, a todos, todos! É como uma ajuda para seguir em frente na estrada da Quaresma. "Escute Jesus!". Não se esqueça.

É muito importante este convite do Pai. Nós, os discípulos de Jesus, somos chamados a ser pessoas que ouvem Sua voz e levam suas palavras a sério. Para ouvir a Jesus, você precisa estar perto dele, segui-lo, como fizeram as multidões do evangelho correndo pelas ruas da Palestina. Jesus não tinha uma cadeira ou um púlpito, mas ele era um professor itinerante, que trouxe os seus ensinamentos, que foram os ensinamentos que lhe dera o Pai, pelas ruas, rotas de passagem nem sempre são previsíveis e às vezes um pouco mais fácil. Segui a Jesus para ouvi-lo. Mas também podemos ouvir Jesus em sua palavra escrita, o Evangelho. Apresento-te uma pergunta: você lê todos os dias uma passagem do Evangelho? Sim, não, sim, não... Metade e metade... Algumas sim e outras não. Mas é importante! Você leu o Evangelho? É coisa boa; É uma boa coisa ter o Evangelho, pequeno e levá-lo conosco, em seu bolso, bolsa e leia um pequeno passo em qualquer momento do dia. A qualquer hora do dia levar o evangelho de bolso e leia um pouco de alguma coisa, um pequeno passo. É Jesus que fala no evangelho! Pense nisso. Não é difícil. Sempre o Evangelho com a gente porque é a palavra de Jesus para ouvir.

Desse episódio da Transfiguração, tomo dois elementos significativos, o que eu vou resumir em poucas palavras: subida e descida. Precisamos ir para a margem, para escalar a montanha em um espaço de silêncio, nos encontrar e sentir melhor a voz do Senhor. Isto que fazemos em oração. Mas não podemos ficar lá! O encontro com Deus em oração nos leva de volta para "descer da montanha e de volta na planície, onde encontramos tantos irmãos e irmãs sob o peso de fadiga, doença, injustiça, ignorância, pobreza material e espiritual. Estes nossos irmãos que estão em apuros, somos chamados a trazer os frutos da experiência que tivemos com Deus, compartilhando a graça recebida. E isso é curioso. Quando ouvimos a palavra de Jesus e a podemos ouvir no coração, a Palavra cresce. E você sabe como crescer? Dando para outro! A palavra de Cristo em nós cresce quando proclamamos, quando damos aos outros! E esta é a vida cristã. É uma tarefa para toda a igreja, a todos os batizados, para todos nós: ouvir Jesus e oferecê-lo aos outros. Não se esqueça: esta semana, ouvir Jesus! E pense sobre esta coisa do Evangelho: que fazer? Você fará isso? Então no próximo domingo vou dizer se você fez isso: ter um pouco do Evangelho em seu bolso ou bolsa para ler um pequeno passo no dia a dia.

E agora entreguemo-nos à nossa mãe Maria e confiar em sua liderança para continuar com fé e generosidade, esta rota de Quaresma, aprendendo um pouco mais para "escalar" pela oração e ouvir Jesus e para com caridade, anunciar Jesus.


(Tradução automática / site do Vaticano)

Sem comentários: