sexta-feira, 28 de março de 2014

Os Romeiros

Grupo de homens em peregrinação


Assim fala o Senhor: «Volta, Israel, ao Senhor teu Deus, porque caíste por causa dos teus pecados. 
Tomai convosco palavras de arrependimento. E voltai ao SENHOR, dizendo-lhe: «Perdoa todos os nossos pecados, e acolhe favoravelmente o sacrifício que oferecemos, a homenagem dos nossos lábios. (Os 14,2-10)”

Há poucos anos para cá, tenho visto proliferar grupos de homens e de mulheres que, durante o Tempo da Quaresma, se dispõem a percorrer a ilha em peregrinação.
Cruzam caminhos e montes, quer chova, quer faça sol; visitam igrejas e ermidas. Onde celebram eucaristias, rezam e cantam.
Vestem trajo específico; levam muitos terços e cruzes à volta do pescoço, um bordão, uma mochila às costas, água e uma merenda.
No final de um dia de caminhada, pernoitam em casas particulares que os acolhem e onde lhes é servido jantar.

É uma tradição já antiga nalgumas ilhas, noutras nem tanto. Só que o evento está a crescer na maior parte delas.

Este percurso deve ser – para quem o realiza -, muito doloroso que requer muita abnegação e um objectivo pessoal muito determinado: por que é que eu me disponho a entrar nesta peregrinação? Acho que é o Tempo para me purificar dos meus pecados? Peço ao Senhor que tenha compaixão de mim e me converta? É meu desejo perdoar aquele de quem não gosto?  Enquanto atravesso o mato, caminho dialogando em silêncio com o Senhor? Ofereço as dores dos meus pés magoados pela remissão dos meus pecados e os dos outros? Quero acompanhar Cristo até ao Calvário? Quero Ressuscitar com Cristo todos os dias da minha vida?

Ao regressares a casa, terás o teu coração aberto para te identificares com a Palavra que Jesus proferiu ao escriba:

“Naquele tempo, aproximou-se de Jesus um escriba e perguntou-Lhe: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?» 
Jesus respondeu: «O primeiro é: Escuta, Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor; 
amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças. 
O segundo é este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior que estes.» (Mc 12, 28b-34)”


PASSA UM BOM DIA


Sem comentários: