quarta-feira, 12 de março de 2014

“COM O DIABO NÃO SE PODE DIALOGAR”



Homilia do Santo Padre no I Domingo da Quaresma


Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O Evangelho do primeiro domingo da Quaresma cada ano apresenta a história da tentação de Jesus, quando o Espírito Santo desceu sobre ele após o seu batismo no rio Jordão, para o confrontar abertamente com Satanás no deserto por quarenta dias, antes de iniciar sua missão pública.

O tentador tenta desviar o projeto do Pai, ou seja, por meio do sacrifício de Jesus, amor oferecendo-se em expiação, para fazer um caminho mais fácil para a salvação dos homens. O duelo entre Jesus e Satanás ocorre por meio de citações das Escrituras. O diabo, na verdade, leva Jesus através da Cruz, lhe dá a falsa esperança messiânica: bem-estar económico, indicado pela oportunidade de transformar as pedras em pão; colocar e estilo espetacular para a frente, com a idéia de saltar para baixo do mais alto ponto do Templo de Jerusalém e ser salvos por anjos; e finalmente o atalho de poder e dominação, em troca de um ato de adoração a Satanás. São os três grupos de tentações: nós os conhecemos bem!

Jesus, decisivamente, rejeita todas essas tentações e reitera a sua determinação em seguir o caminho previsto por seu pai, sem qualquer compromisso com o pecado e com a lógica do mundo. Observe como Jesus responde. Não falou com o diabo, como Eva no jardim do Éden. Jesus sabe que não pode falar com Satanás porque ele é muito inteligente. Por isso Jesus, ao contrário de conversar como Eva, escolheu refugiar-se na Palavra de Deus e responder com a força desta Palavra.
Nas suas respostas a Satanás, o Senhor, usando a Palavra de Deus, nos lembra que "não só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus" (Mt 4.4; cf. Dt 8,3); e isso nos dá força, nos apoia na luta contra a mentalidade social que reduz o homem a nível das necessidades básicas, fazendo-o perder a fome por que é verdadeiro, bom e bonito, a fome de Deus e seu amor. Lembre-se também que "também está escrito:" não ponha à prova o Senhor teu Deus "(v. 7), porque o caminho da fé também atravessa a escuridão, duvida e alimenta paciência e espera perseverante. Jesus nos lembra que "está escrito", ao Senhor teu Deus, deves adorar e só a Ele prestarás culto.” (v. 10); ou seja, temos de livrar-nos dos ídolos, das coisas vãs e construir nossas vidas sobre o essencial.

Estas palavras de Jesus são então refletidas em ações concretas. Sua lealdade absoluta ao amor do Pai vai levá-lo depois de quase três anos para o confronto final com o ' Príncipe"(Jn 16.11) deste mundo, na hora da paixão de Jesus e morte na Cruz; será a Sua vitória final, a vitória do amor!

Queridos irmãos, o tempo da Quaresma é boa oportunidade para todos nós, tornar-se um caminho de conversão...
Renovamos nossas promessas batismais: renunciamos Satanás e todos os seus trabalhos e sedução – porque ele é um sedutor –, para percorrer os caminhos de Deus e "a alegria da Páscoa do espírito» .


(Tradução automática)


Sem comentários: