IV DOMINGO DA QUARESMA
Filhos da Luz
A Liturgia de hoje continua
a CATEQUESE BATISMAL da Quaresma.
- Vimos o símbolo da ÁGUA, com o episódio da Samaritana.
- Hoje prossegue o tema da LUZ, com a cura do cego.
- E veremos o tema da VIDA, com a ressurreição de Lázaro...
As Leituras nos lembram a Luz da fé recebida no Batismo
com a
vela acesa na mão, e também nos exortam a "viver na Luz".
Na 1ª leitura
Davi é UNGIDO para rei de Israel. (1Sm 16,1b.6-7.10-13a)
* A Unção de Davi, eleito pessoalmente por
Deus,
é figura profética da Unção Batismal dos
cristãos.
Na 2ª Leitura,
Paulo salienta a necessidade de viver como filhos da "Luz".
No Batismo, recebemos a Luz de Cristo e
fomos convidados
a ser Luz e caminhar sempre no caminho da
Luz. (Ef
5,8-14)
No Evangelho,
Jesus UNGE um cego com "Barro",
revelando-se como a "Luz do
Mundo",
que veio libertar os homens das trevas. (Jo 9,1-41)
João costuma tomar um fato da vida de Jesus
como ponto de partida
para desenvolver um tema básico da mensagem
cristã.
A cura do cego descreve o processo de fé de
um homem,
que vai passando das trevas da cegueira,
para a luz da visão,
e desta para a Luz da fé em Cristo.
Esse texto é uma Catequese sobre a fé, num
contexto batismal.
O "Cego" é símbolo de todos os
homens que renascem pela fé,
acolhendo a Jesus (no Batismo) e
deixando-se conduzir pela sua palavra.
+ Tudo começa com uma PERGUNTA dos discípulos a Jesus:
-
"Por que esse homem nasceu cego?"
Seria castigo de Deus? Quem pecou?
- Jesus RESPONDE: "Nem ele, nem
seus Pais pecaram..."
E continua a sua resposta, passando das
palavras aos atos.
Na CURA,
para dar a "Luz" ao cego, Jesus usa um método estranho:
Com saliva faz "barro" na terra, unge
com esse barro os olhos do cego
e manda lavar-se na piscina de Siloé.
A cura não é imediata: requer a cooperação
do enfermo.
- A disponibilidade do cego sublinha a sua
adesão à proposta de Jesus.
- O banho na piscina do "enviado"
é uma alusão à "Água de Jesus".
- Lembra também a água do BATISMO para quem quiser sair das trevas
para
viver na luz, como Filhos de Deus...
Depois, o Evangelho coloca em cena vários PERSONAGENS:
- Os VIZINHOS percebem o dom
da vida que vem de Jesus,
mas não dão o passo definitivo para ter
acesso à Luz.
Representam os que percebem a proposta
libertadora de Jesus,
mas não estão dispostos a sair da sua vidinha,
para ir ao encontro da "Luz".
- Os FARISEUS conhecem a
"luz", mas se recusam em aceitá-la.
Acusam-no de transgredir a lei do sábado e expulsam
o cego da sinagoga.
Representam aqueles que conhecem a novidade
de Jesus,
mas não estão dispostos a acolhê-lo e até
hostilizam os seus seguidores.
- Os PAIS constatam o fato,
mas evitam comprometer-se...
É a atitude de MEDO dos que não tem coragem
de passar das trevas para a Luz.
Preferem a segurança da ordem estabelecida,
do que correr riscos...
- O CEGO
é questionado pelas AUTORIDADES sobre a origem de Jesus.
E ele, como "pessoa iluminada",
mostra-se: Livre (diz o que pensa...);
corajoso (não se intimida); sincero (não
renuncia à verdade);
suporta a violência (é expulso da
sinagoga).
- JESUS reaparece no fim: vai
ao seu encontro, inicia um DIÁLOGO,
que culmina com um belo ato de fé do cego: "Eu
creio, Senhor".
+ A Transformação do cego é progressiva:
-
Antes de se encontrar com Jesus, é um homem prisioneiro das "trevas",
dependente
e limitado. "Não sabe quem o
curou"...
- Depois, a "luz" vai brilhando aos
poucos na sua vida.
Forçado
pelos dirigentes a renegar a "luz" e a liberdade recebida,
recusa-se a regressar à escravidão...
- Finalmente, encontrando-se com Jesus,
que
lhe pergunta: "Acreditas no Filho do
Homem",
manifesta
sua adesão total: "Creio, Senhor".
Prostra-se e o adora.
* O Caminho de fé do cego é um itinerário
para todo cristão:
O Encontro com Jesus ... a Adesão
à "Luz" e
um progressivo amadurecimento no Conhecimento
de Cristo.
Esse caminho desemboca na adesão total a
Jesus,
ao ser lavado pelas águas batismais.
+ O Prefácio sintetiza:
"Jesus
conduziu à Luz da fé a humanidade que caminhava nas trevas.
E
elevou à dignidade de filhos os escravos do pecado,
fazendo-os
renascer das águas do Batismo".
Nesta Quaresma, somos convidados a viver a
experiência catecumenal,
renovando o nosso Batismo, mediante o
Sacramento da Penitência.
No Batismo, os nossos olhos se abriram a
Cristo, se dissiparam as trevas
e fomos ungidos pelo Espírito para servir a
Deus e aos irmãos.
Quanto mais buscamos Jesus como
"Luz", mais nossa vida terá sentido.
Como o cego, renovemos a nossa fé,
cantando: Deixa a luz do céu entrar!
Pe Anônio Geraldo Dalla
Costa 26.03.2017
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