sábado, 12 de julho de 2008

MALACA - MELAKA

Malaca declarada Património da Humanidade
Centro da cidade de Malaca

Distinção da UNESCO é uma "honra para todos os malaqueiros",
diz padre Lancelote Rodrigues

08-Jul-2008

A entrada de Malaca para a lista de tesouros da Humanidade da UNESCO é uma “honra para todos os malaqueiros”, disse hoje à agência Lusa em Macau o padre Lancelote Rodrigues, natural de Malaca.
Aos 84 anos e a residir desde 1935 em Macau, onde chegou com 12 anos para ingressar no Colégio de São José, Lancelote Rodrigues visita regularmente a sua terra natal que diz “estar muito bem conservada” e recorda uma caravela portuguesa que está no porto da cidade e que hoje é um museu.
“Apesar de estar em Macau sinto-me muito honrado com esta distinção da UNESCO que é também uma honra para todos os malaqueiros”, salientou.
Malaca, ou Melaka, como se diz hoje em malaio, foi conquistada por Afonso de Albuquerque em 1511 e posteriormente ocupada pelos holandeses e sua entrada na lista da UNESCO foi aprovada pelo Comité do Património Mundial da UNESCO juntamente com George Town, outra povoação histórica da actual Malásia.
Apesar das raízes portuguesas e da manutenção do património da cidade, Lancelote Rodrigues manifesta algum desgosto pelo facto da língua portuguesa ser hoje uma língua apenas dominada pelos mais velhos e desconhece o ensino da língua de Camões na antiga fortaleza portuguesa.
Mas apesar da língua estar afastada da população ”ainda hoje continuam a ser celebradas festas cristãs ligadas às tradições portuguesas como o São João ou o São."
((In: Radiolatina Luxembourg)

Sem comentários: