terça-feira, 8 de julho de 2008

PASTORAL FAMILIAR: BRASÍLIA

Pastoral Familiar como eixo da acção da Igreja
Por Alexandre Ribeiro

BRASÍLIA, domingo, 6 de Julho de 2008 (ZENIT.org).- "A Pastoral Familiar como o eixo transversal da acção apostólica da Igreja: assim ela deve ser promovida, explica um sacerdote brasileiro.
Em âmbito nacional, a Pastoral Familiar actua como organismo vinculado à Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Ela tem a função de motivar a estruturação desse tipo de pastoral nas dioceses, assim como fornecer subsídios e funcionar como centro motivador, a partir de seu escritório em Brasília.
O padre Luiz Antônio Bento, um dos responsáveis pelo organismo, explicou a Zenit que a Pastoral Familiar estabeleceu algumas acções estratégicas para os próximos três anos no Brasil. Isso foi justamente o que se discutiu durante o recente encontro nacional da Pastoral, realizado em São Paulo, de 20 a 22 de Junho.
Ficou estabelecido que para o restante de 2008, mantém-se o enfoque na questão da defesa da vida, tema já trabalhado na Campanha da Fraternidade deste ano.
Para 2009, a Pastoral Familiar vinculará seus esforços à área da catequese, já que no país se viverá um ano caquéctico. Assim, se promoverão os temas da vida e família junto da catequese nas paróquias e também nas escolas.
Já em 2010, o enfoque serão os casos especiais, com particular o trabalho junto dos casais em segunda união.
Segundo Pe. Bento, há um esforço muito grande das comunidades para o florescimento da Pastoral Familiar.
«Eu sinto um novo alento da Pastoral Familiar, um novo ardor. O Documento de Aparecida chama essa Pastoral de eixo transversal da acção pastoral. As directrizes para a evangelização no Brasil também enfatizam isso.»
Segundo o assessor da CNBB, ser um «eixo transversal da acção pastoral» significa que de alguma forma os demais campos de apostolado da Igreja --educação, vocação, caridade, etc--, esbarram no campo da família.«A família é uma força de sustentação, uma instituição fundamental, fortalecer a família é obter uma sociedade mais justa, humana e cristã», afirmou o sacerdote."

Sem comentários: