quinta-feira, 3 de julho de 2008

S. TOMÉ, Apóstolo

HOJE A IGREJA CELEBRA O APÓSTOLO TOMÉ

Nota Histórica

Tomé é conhecido entre os Apóstolos especialmente pela sua incredulidade que se desvaneceu na presença de Cristo ressuscitado; ele proclamou a fé pascal da Igreja: «Meu Senhor e meu Deus». Sobre a sua vida nada se sabe ao certo, além dos pormenores contidos no Evangelho - Jo 11, 16; Jo 14,5; Jo 20, 24-29.
Diz-se que pregou o Evangelho na Índia.
Desde o séc. VI celebra-se no dia 3 de Julho a memória da trasladação do seu corpo para Edessa.

Missa

ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Salmo 117, 28
Eu Vos dou graças, porque sois o meu Deus. Eu Vos glorifico, porque sois o meu Salvador.Diz-se o Glória.
ORAÇÃO COLECTA
Concedei-nos, Deus omnipotente, a graça de celebrar com alegria a festa do apóstolo São Tomé, de modo que, ajudados pela sua intercessão, tenhamos a vida pela fé em Jesus Cristo, que ele reconheceu como Senhor.Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
LEITURA I Ef 2, 19-22
«Edificados sobre o alicerce dos Apóstolos»

SALMO RESPONSORIAL Salmo 116 (117), 1.2 (R. Mc 16, 15)
Refrão: Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho.

EVANGELHO Jo 20, 24-29
«Meu Senhor e meu Deus!»
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo,Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo,não estava com eles quando veio Jesus.Disseram-lhe os outros discípulos:«Vimos o Senhor».Mas ele respondeu-lhes:«Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos,se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado,não acreditarei».Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casae Tomé com eles.Veio Jesus, estando as portas fechadas,apresentou-Se no meio deles e disse:«A paz esteja convosco».Depois disse a Tomé:«Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos;aproxima a tua mão e mete-a no meu lado;e não sejas incrédulo, mas crente».Tomé respondeu-Lhe:«Meu Senhor e meu Deus!».Disse-lhe Jesus:«Porque Me viste acreditaste:felizes os que acreditam sem terem visto».
Palavra da salvação.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Deus eterno e todo-poderoso, que nos destes neste sacramento o Corpo do vosso Filho Unigénito, fazei que, acreditando, com São Tomé, que Ele é nosso Deus e Senhor, dêmos testemunho, em palavras e obras, desta fé que professamos.
Por Nosso Senhor.
(Agência Ecclesia)

Sem comentários: