quarta-feira, 9 de julho de 2008

PAPA E A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Papa convida Igreja a «sentir-se participante» da JMJ de Sydney


CASTEL GANDOLFO, domingo, 6 de Julho de 2008 (ZENIT.org).- Oferecemos a seguir o discurso que o Papa dirigiu hoje aos peregrinos congregados no Pátio interior do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo para a oração do Angelus:

Queridos irmãos e irmãs,

Meu pensamento vai já à Austrália para onde, se Deus quiser, viajarei no próximo sábado, 12 de Julho. Em Sydney, de fato, no sudeste deste país acontecerá a XXIII Jornada Mundial da Juventude. Nos meses passados, a «Cruz dos jovens» atravessou toda Oceânia, e em Sydney uma vez mais será testemunha silenciosa do pacto de aliança entre o Senhor Jesus Cristo e as novas gerações. Em 15 de Julho está prevista a festa de acolhida dos jovens, no sábado 19 acontecerá a grande vigília e no domingo 20 a Celebração eucarística, momento culminante e conclusivo do acontecimento.
Os primeiros grupos de rapazes e moças já estão partindo desde outros continentes para a Austrália. Convido toda a Igreja a sentir-se participante desta nova etapa da grande peregrinação dos jovens através do mundo, iniciada em 1985 pelo Servo de Deus João Paulo II.

A próxima Jornada Mundial da Juventude se anuncia como um renovado Pentecostes: com efeito, já há um ano as comunidades cristãs se preparam seguindo o caminho que indiquei na Mensagem com o lema «Recebereis a força do Espírito Santo que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas» (Actos 1, 8). É a promessa que Jesus fez a seus discípulos depois da ressurreição, e que permanece sempre válida e actual na Igreja: o Espírito Santo, esperado e acolhido na oração, infunde nos crentes a capacidade de ser testemunhas de Jesus e de seu Evangelho.
Estou seguro de que desde todos os extremos da terra os católicos se unirão a mim e aos jovens reunidos, como em um Cenáculo, em Sydney invocando intensamente o Espírito Santo, para que inunde os corações de luz interior, de amor a Deus e aos irmãos, de valente iniciativa para introduzir a eterna mensagem de Jesus na diversidade de línguas e culturas.
Junto à Cruz, o ícone da Virgem Maria acompanha as Jornadas Mundiais da Juventude. A sua maternal protecção confiamos esta viagem à Austrália e o encontro dos jovens em Sydney.


[Traduzido por Élison Santos]

Sem comentários: