terça-feira, 1 de julho de 2008

PORTA-VOZ DO VATICANO

Porta-voz do Vaticano critica "intimidações" no Zimbabué


"O director dos serviços de comunicação do Vaticano, Padre Federico Lombardi, criticou duramente o regime do Zimbabué após as eleições presidenciais da última sexta-feira.

"Sem justiça, sem luta contra toda a forma de corrupção, sem o respeito pelas regras do direito é impossível construir uma paz verdadeira, e é claro que os cidadãos terão dificuldade em confiar nos seus dirigentes", disse à Rádio Vaticano o Padre Lombardi, citando uma passagem de um discurso recente do Papa.

"O pensamento dirige-se espontaneamente para o Zimbabué, que vive um período dramático de eleições presidenciais que se realizam num clima de violência e intimidação inaceitáveis".Este responsável lembrou que os Bispos católicos da África do Sul declaram estas eleições "como uma farsa jurídica" e revelam que a "desesperada situação de violência, de penúria e de insegurança poderiam levar a uma vasta crise humanitária em toda a região do sul da África".

"O Zimbabué tinha uma agricultura e uma economia invejadas por muitos outros países da África; poderia encontrar-se no caminho certo do desenvolvimento, mas encontra-se agora numa situação dramática, principalmente por responsabilidade de seu próprio governo", acrescentou."Estamos a assistir a um novo capítulo dos dramas da África.

Saberemos encontrar finalmente a decisão necessária para ajudar os africanos a afrontá-los eficazmente?", questiona o Padre Lombardi.

Segundo a Comissão Eleitoral Nacional do Zimbabué, que apenas discriminou os valores obtidos por Mugabe e pelo líder da oposição, Morgan Tsvangirai, em oito das 10 províncias do país, o presidente totalizou 2.150.269 votos, contra 233 mil do concorrente.
Morgan Tsvangirai anunciou cinco dias antes das eleições que se retirava da corrida devido à falta de condições democráticas e aos actos de violência sobre os seus apoiantes, mas a Comissão Eleitoral recusou aceitar a formalização da desistência."

(Ecclesia)

Sem comentários: