quinta-feira, 10 de julho de 2008

PAPA DEFENDE DIREITOS DOS INDÍGENAS DA AUSTRÁLIA

Papa pedirá respeito aos direitos dos indígenas na Austrália


Federico Lombardi, porta-voz vaticano, explicou aos jornalistas os detalhes da viagem

Por Inmaculada Álvarez

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 9 de Julho de 2008 (ZENIT.org).- “O diretor da Sala de Informação da Santa Sé, Federico Lombardi, explicou hoje em um «briefing» com os jornalistas credenciados na Santa Sé os pormenores da próxima viagem papal a Sydney.

Trata-se de «uma viagem complexa do ponto de vista organizativo».
No dia 12, o Papa se trasladará de Castel Gandolfo ao aeroporto de Fiumicino de helicóptero, e lá iniciará sua viagem a Sydney, em um avião B777 da «Alitalia». A viagem durará 21 horas, e fará uma escala de uma hora e meia em Darwin (Austrália).
O Papa residirá no Kenthurst Study, Centro de retiros e formação do Opus Dei.

A JMJ será inaugurada, sem a presença do Papa, pelo cardeal Pell, arcebispo de Sydney, na terça-feira, 15 de Julho. Na quarta-feira, o Papa será recebido no Government House pelo governador geral e pelo primeiro-ministro.
Depois, como está previsto, ele se trasladará ao Mary Mackillop Memorial, e de lá à Rose Bay, onde será acolhido por um grupo de jovens indígenas, antes de embarcar na Sydney 2000, para Bangaroo.

Lombardi antecipou que «o tema dos indígenas e de seus direitos pisoteados durante séculos estará muito presente nessa viagem, tanto nas palavras do Papa como nos discursos das autoridades civis».
… destacou, entre os diversos encontros previstos, os de 18 de Julho na catedral de Santa Maria com representantes de outras religiões, cada vez mais presentes no país pela imigração asiática, e com membros de outras comunidades cristãs não-católicas. «É relevante que os católicos já superaram os anglicanos na Austrália em número».

Ele repassou com os jornalistas os demais encontros, especialmente a vigília e a Missa no Hipódromo de Randwick. Antes de partir, como está previsto, o Papa se encontrará com os benfeitores e os voluntários da JMJ, «com quem renovará o convite aos jovens de ‘remar mar adentro’ para anunciar a Boa Notícia ao mundo inteiro», acrescentou.”


ZP08070912 - 09-07-2008
Permalink: http://www.zenit.org/article-18986?l=portuguese

Sem comentários: