sexta-feira, 11 de março de 2011

1ª sexta-feira da Quaresma







O JEJUM AGRADÁVEL A DEUS


Esta Palavra é muito eficaz e necessária para HOJE, primeira sexta-feira da Quaresma, em que pretendo começar, mais uma vez a preparação para a Páscoa, num caminho de conversão interior, sem hipocrisias e profunda.

Tanta coisa que o Senhor me ensina, duma forma muito clara, pela boca do profeta Isaías. É que Deus dá poderes aos seus "colaboradores" para a realização do Seu projecto de Salvação da humanidade, enviando-os para falarem com autoridade, por isso exorta Isaías a gritar bem alto para que eu escute bem os ensinamentos e admoestações de que preciso ouvir neste dia!


Deus denuncia-me! Mostra como os meus pecados orgulho, auto-suficiência, de hipocrisia - o faz de conta, manter uma fachada piedosa para parecer bem, dou esmolas, faço jejum... me conduzem à morte. Mesmo assim, eu continuo a pedir uma vida boa, bons negócios e muito dinheiro ...! e continuo angustiada, infeliz, e sem vida.


Mas Deus é fiel e ama-me apaixonadamente, por isso mais uma vez chama por mim e ensina-me como devo proceder "Não jejueis como tendes feito até hoje, se quereis que a vossa voz seja ouvida no alto. Acaso é esse o jejum que me agrada... ? O jejum que me agrada é este: libertar os que foram presos injustamente, livrá-los do jugo que levam às costas, pôr em liberdade os oprimidos, quebrar toda a espécie de opressão, repartir o teu pão com os esfomeados, dar abrigo aos infelizes sem casa, atender e vestir os nus e não desprezar o teu irmão. " Is 58, 1-9


E sei também que da forma como sou pecadora, terei que ter a intervenção de Deus na minha vida: preciso e quero fazer a Sua vontade, agora "Então invocarás o SENHOR e Ele te atenderá, pedirás auxílio e te dirá: «Aqui estou!» "


Senhor, fazei que eu ouça!




Sem comentários: