quarta-feira, 16 de março de 2011

Adianta, fugir de Deus?




O sinal de Jonas: levar o povo à conversão


(O profeta Jonas foi chamado por Deus, para uma missão muito importante, mas ou por medo ou por comodismo, não aceitou o convite e "fugiu". A Bíblia conta que ele atravessou o mar, naufragou e foi salvo por uma baleia que o depositou numa praia da cidade de Nínive. O tempo que aí esteve deu para reflectir no que acontecera, reconhecer o seu pecado e penitenciar-se. (Jn 1-2)

Era precisamente para esta cidade que Deus o mandara a primeira vez. Não vale a pena fugirmos, porque Deus vai buscar-nos a onde estivermos! Deus não abandona aqueles que escolhe e chama para colaborarem na História da Salvação.

Esta cidade estava condenada a perecer, em função dos seus muitos e graves pecados e Jonas foi o instrumento de Deus para converter a população de Nínive. "Os homens de Nínive creram em Deus", fizeram jejuns, orações e penitência e mudaram os seus maus comportamentos por decreto do rei, como resposta à exortação do profeta. Deus viu as suas obras e perdoou a toda a cidade, porque Deus é misericordioso e cheio de compaixão.

Quantas vezes resisto a Deus por comodismo e preguiça? Já pensei que essa rebeldia é impedimento para a actuação de Deus em mim e nos outros? Quantas conversões deixaram de acontecer! Quantas!

Como Jonas vamos pedir perdão e deixar que o Senhor nos leve ... e ponha na nossa boca "... a mensagem que eu te disser." Não tenhas medo. O Senhor prometeu estar connosco todos os dias da nossa vida. Crê! Ele é fiel, não mente.)


Livro de Jonas 3,1-10.


"A palavra do Senhor foi dirigida pela segunda vez a Jonas, nestes termos:
«Levanta-te e vai a Nínive, à grande cidade e apregoa nela o que Eu te ordenar.»
Jonas levantou-se e foi a Nínive, segundo a ordem do Senhor. Nínive era uma cidade imensamente grande, e eram precisos três dias para a percorrer.
Jonas entrou na cidade e andou um dia inteiro a apregoar: «Dentro de quarenta dias Nínive será destruída.»
Os habitantes de Nínive acreditaram em Deus, ordenaram um jejum e vestiram-se de saco, do maior ao menor.
A notícia chegou ao conhecimento do rei de Nínive; ele levantou-se do seu trono, tirou o seu manto, cobriu-se de saco e sentou-se sobre a cinza.
Em seguida, foi publicado na cidade, por ordem do rei e dos príncipes, este decreto: «Os homens e os animais, os bois e as ovelhas não comam nada, não sejam levados a pastar nem bebam água.
Os homens e animais cubram-se de roupas grosseiras, e clamem a Deus com força; converta-se cada um do seu mau caminho e da violência que há nas suas mãos.
Quem sabe se Deus não se arrependerá e acalmará o ardor da sua ira, de modo que não pereçamos?»
Deus viu as suas obras, como se convertiam do seu mau caminho, e, arrependendo-se do mal que tinha resolvido fazer-lhes, não lho fez."


CAMINHA NESTA QUARESMA, DE CORAÇÃO ABERTO!




Sem comentários: