quinta-feira, 3 de março de 2011

A Guerra está no coração do homem.



Ontem, na nossa comunidade, celebrámos a Palavra “Guerra” e foi interessante verificarmos, pelas Leituras que nos foram proposta, a evolução do termo, desde as origens da História da nossa Salvação até ao Novo Testamento e ao nosso HOJE.

De facto o coração do homem funciona muito à base do interesse, do poder das armas e do dinheiro, do orgulho, da ambição, da auto-suficiência, da inveja e de outras coisas de que todos nós bem sabemos e padecemos.

As “guerras santas” foram máscaras para a conquista e destruição. Moisés passou o Mar Vermelho a pé enxuto, apenas elevando a sua vara para separar as águas, como Iahweh mandara.


Deus foi ensinando o Povo, pela boca dos profetas e os Israelitas com o tempo, começaram a compreender que a “guerra” é um mal, é resultado do ódio entre os homens - nós pecadores -, a qual só desaparece, quando o próprio pecado desaparecer.

Eles anunciam uma paz universal, que é a salvação verdadeira a que todos devemos aspirar. Isaías – 11,6-9 – por exemplo, anuncia a vinda do Salvador, Jesus, que trará Vida Eterna para toda a humanidade experimentar, já aqui na terra, e é muito lindo escutar esta passagem onde ele, numa linguagem simbólica, compara essa paz salvífica à harmonia paradisíaca entre a natureza e o homem.


Pois é, amigos. A marcha é dura! Vamos começar por banir as nossas guerras, ditas “santas”, da nossa casa, da nossa comunidade, do nosso meio social, revestindo-nos das “armas da luz” para não deixarmos que prevaleça a tentação, porque Jesus também foi tentado e venceu a morte e Ressuscitou.


No mundo tereis tribulações, mas tende coragem:

Eu venci o mundo.” Jo 16,33b



Sem comentários: