sexta-feira, 18 de março de 2011

A Paz contigo!



Quanto é importante a paz!

Quanto é importante a paz no seio da família, do trabalho, da comunidade! Falo da Paz verdadeira! da paz que desculpa, que perdoa, que tolera; da paz que é construída na base do dialogo, da conversa, da discussão que leva ao entendimento, ao melhor conhecimento do outro ou da situação livremente expressa, escutada com atenção, respeito, interesse por compreender as razões do outro! da paz harmonia, porque tudo é verdadeiro, tudo está puro, limpo...


Abre-te ao meu pedido de desculpas!Aceita que eu me reconcilie contigo! Deixa que eu cumpra o que diz o Evangelho segundo S. Mateus 5,20-26 "Se fores, portanto, apresentar uma oferta sobre o altar e ali te recordares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; depois, volta para apresentar a tua oferta."


Não aceito a Paz podre e pantanosa que me querem impor! a das paredes caiadas por fora, mas por dentro negra de rancores e traumas, de silêncios que gritam por liberdade, de olhos arregalados pedindo a reconciliação!


Eu quero a paz do perdão num abraço de Amor fraterno. Eu quero a Paz de Cristo! Quero viver esta Paz na minha família, no meio dos meus amigos e na minha comunidade.

A Paz contigo!

Reza por mim.



Comentário ao Evangelho do dia - Mateus 5,20-26 - feito por : São João Crisóstomo (c. 345-407), presbítero em Antioquia, depois Bispo de Constantinopla, Doutor da Igreja - Homilia sobre a traição de Judas, 6; PG 49, 390 (a partir da trad. Delhougne, Les Pères commentent, p. 96)

«Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão»

Escuta o que diz o Senhor: «Se fores, portanto, apresentar uma oferta sobre o altar e ali te recordares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; depois, volta para apresentar a tua oferta.» Perguntarás : «Deixarei a oferta e o sacrifício diante do altar?» E Ele responde : «Com certeza, porque o sacrifício é oferecido precisamente para viveres em paz com o teu irmão.» Assim, pois, se o objectivo do sacrifício é a paz com o teu próximo, e tu não salvaguardas a paz, de nada serve participares no sacrifício, nem sequer com a tua presença. A primeira coisa que tens a fazer é restabelecer a paz, essa paz pela qual, repito, é oferecido o sacrifício. Então tirarás bom proveito deste.

Porque o Filho do Homem veio ao mundo reconciliar a humanidade com Seu Pai. Como diz Paulo, «Agora, Deus reconciliou todas as coisas Consigo» (Col 1, 22), «levando em Si próprio a morte à inimizade» (Ef 2, 16). É por isso que Aquele que veio trazer a paz nos proclama bem-aventurados se seguirmos o Seu exemplo, e nos dá o Seu nome como herança: «Bem-aventurados os obreiros da paz, porque serão chamados filhos de Deus» (Mt 5, 9). Portanto, realiza tu, na medida das possibilidades da natureza humana, aquilo que fez Cristo, o Filho de Deus. Faz reinar a paz entre os outros como ela reina em tua casa. Não é verdade que Cristo dá o nome de filhos de Deus aos amigos da paz? É por isso que a única disposição que quer de nós quando vamos apresentar um sacrifício é que estejamos reconciliados com os nossos irmãos, mostrando-nos assim que a caridade é a maior de todas as virtudes.


Sem comentários: