quinta-feira, 17 de março de 2011

Ai dos pastores que dispersam as ovelhas!

"O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas"




Ontem celebrámos na nossa Comunidade a Palavra "Pastor". Das quatro Leituras que seleccionámos, a que mais me "tocou", foi a do profeta Jeremias - 23,1-4 - por ser muito profunda e densa; em poucas frases diz o essencial sobre o pastor-rebanho.


Penso que não há pastor sem rebanho, sem ovelhas e primeiro terei que ser uma ovelha que tenta caminhar , seguir a voz do meu pastor, em casa, no trabalho, com os amigos, na minha comunidade, se quiser ser um bom pastor em casa, no trabalho, na sociedade, na comunidade. Entendo que as ovelhas terão de se abrir à voz, à orientação do seu pastor e não caírem na tentação de sentirem ciúme, inveja ou cobiça, pelo poder que tem o seu pastor.


Mas nesta Leitura o Senhor faz um aviso grave aos pastores que provocam o desmando das ovelhas, os que se apascentam a eles próprios, os que pervertem assim, a missão que Deus lhes entregou porque esses, serão castigados pelas suas más obras.


Por isso, será Ele próprio a cuidar e reunir as suas ovelhas, no mesmo redil. A nossa comunidade que é Igreja, será esse redil fundado por Jesus Cristo, onde formaremos uma só família, com um só coração e uma só alma. Somos todas diferentes, umas caminham mais à frente, outras, mais gordas são mais lentas, mas o que interessa é que todas caminhem!


A terminar esta profecia, Deus diz pela boca do profeta, que irá suscitar outros pastores que cuidarão das suas ovelhas, irão procurar as dispersas e darão a sua vida por elas sempre que necessário; tratarão as doentes e elas não terão mais medo e até se multiplicarão. Assim fizeram os apóstolos de Jesus e assim fazem os nossos Bispos e Catequistas que saram as nossas feridas e nos trazem ao redil, quando dele fugimos.


Mas esta Palavra é para HOJE!

Teremos que pensar: que pastores são os nossos e que ovelha sou eu!



Sem comentários: