terça-feira, 15 de março de 2011

A Liturgia de hoje



A Palavra de Deus é Oração



(A Palavra da Liturgia de hoje é tão bonita que não resisti de partilhá-la.

A Leitura de Isaías diz-nos que a Palavra de Deus é viva e eficaz: Viva porque dá vida a quem a "come", a quem a reza, a quem a escuta e a "usa", tal como a água que vivifica a terra árida; é eficaz porque converte, modifica quem a acolhe, como a chuva que ao penetrar a terra só é devolvida à atmosfera, depois de ter cumprido a sua missão: fazer germinar a semente.

No Evangelho, Jesus ensina-nos como rezar e o que dizer ao Pai. O melhor é fugir do barulho e procurar o silêncio, postura de quem não é nada e precisa tudo de Deus, banir a hipocrisia e as grandes falaças, pois o Senhor conhece-nos e sabe do que cada um precisa.

O comentário a este Evangelho é da Beata Teresa de Calcutá.)


Liturgia da Palavra

Is. 55,10-11
"Assim como a chuva e a neve descem do céu, e não voltam mais para lá, senão depois de empapar a terra, de a fecundar e fazer germinar, para que dê semente ao semeador e pão para comer,
o mesmo sucede à palavra que sai da minha boca: não voltará para mim vazia, sem ter realizado a minha vontade e sem cumprir a sua missão"
.

Salmos 34 (33) ,4-5.6-7.16-17.18-19.


Mateus 6,7-15.

Nas vossas orações, não sejais como os gentios, que usam de vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem, serão atendidos.
Não façais como eles, porque o vosso Pai celeste sabe do que necessitais antes de vós lho pedirdes.»
«Rezai, pois, assim:'Pai nosso, que estás no Céu, santificado seja o teu nome,
venha o teu Reino; faça-se a tua vontade, como no Céu, assim também na terra.
Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia;
perdoa as nossas ofensas, como nós perdoámos a quem nos tem ofendido;
e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do Mal.’
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celeste vos perdoará a vós.
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai vos não perdoará as vossas.»



Da Bíblia Sagrada

..................



Comentário ao Evangelho do dia feito por : Bem aventurada Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade - Oração: Frescura de uma Fonte, com o Ir. Roger de Taizé (trad. Isabel Figueiredo e Silva) cap.11, pp. 69-70.

«Pai Nosso»


"Só há uma voz que se eleva à face da terra: a voz de Cristo. Esta voz reúne e coordena, em Si mesma, todas as vozes que se elevam em oração. Rezar: muitas pessoas não sabem como fazer. Muitas não ousam fazê-lo e muitas não o querem fazer. Na comunhão dos santos, nós agimos e rezamos por elas.

Rezamos em nome daqueles que não rezam. A oração deveria tornar-se a nossa «profissão». Os Apóstolos compreenderam-no na perfeição: quando se aperceberam de que se arriscavam a perder-se na multiplicidade de actividades, decidiram dedicar-se à oração contínua e ao ministério da Palavra (Act 6, 4). [...]

[Deus] permite que falhemos, mas não quer o desânimo. Quer que sejamos cada vez mais como crianças, mais humildes, mais reconhecidos na oração e que não tentemos rezar sós, pois todos pertencemos ao Corpo místico de Cristo, que está sempre em oração. Não se trata de «eu rezo» mas de, em mim e comigo, Jesus rezar e, assim, é o Corpo de Cristo que reza. "



Sem comentários: