quarta-feira, 23 de março de 2011

Terceiro anúncio da paixão.

"... quem, no meio de vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo."




Jesus anuncia aos apóstolos, pela 3ª vez, a sua morte e ressurreição, para os ir preparando para o grande mistério Pascal mas eles, mais uma vez, não entenderam. É o mesmo que ouvir, mas não escutar! Eles esperavam que Jesus viesse trazer-lhes glórias e vitórias humanas, privilégios materiais. Eles, que conviveram com Jesus, ouviram os seus ensinamentos e viram os seus milagres, ficam escandalizados com as Palavra do Mestre.

Daí, que tudo se passou conforme a profecia: os amigos fugiram, abandonando-O, negaram-no ... Devem ter presenciado de longe toda a Via Sacra. Os romanos que mandavam nos tribunais da época O condenaram e os carrascos executaram o que as autoridades lhes ordenaram: mataram Jesus, que morreu crucificado numa cruz.


Hoje seria a mesma coisa; ver Jesus, ouvi-Lo ou ver as suas Obras, de nada serviria. Pois, se o nosso coração não estiver receptivo, se não implorarmos o discernimento para escolher o caminho do Senhor, se não pedirmos como Salomão a sabedoria para conhecermos a amarmos o nosso Deus, se não suplicarmos humildade para entrarmos no redil dos mais pequeninos, apenas ouvimos e nada muda a nossa vida. Por isso O crucificámos também, porque Jesus morreu pelos pecados de toda a humanidade, inclusive dos meus e dos teus, e dos homens que hão-de vir. Estamos no Tempo da Quaresma! É agora o tempo propício para a salvação, para a conversão. Muda o teu coração!

Senhor, tem compaixão de nós, que somos pecadores!



Evangelho segundo S. Mateus 20,17-28.

"Ao subir a Jerusalém, pelo caminho, chamou à parte os Doze e disse-lhes:
«Vamos subir a Jerusalém e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei, que o vão condenar à morte. Hão-de entregá-lo aos pagãos, que o vão escarnecer, açoitar e crucificar. Mas Ele ressuscitará ao terceiro dia
Aproximou-se então de Jesus a mãe dos filhos de Zebedeu, com os seus filhos, e prostrou-se diante dele para lhe fazer um pedido.
«Que queres?» perguntou-lhe Ele. Ela respondeu: «Ordena que estes meus dois filhos se sentem um à tua direita e o outro à tua esquerda, no teu Reino.»
Jesus retorquiu: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu estou para beber?» Eles responderam: «Podemos.»
Jesus replicou-lhes: «Na verdade, bebereis o meu cálice; mas, o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence a mim concedê-lo: é para quem meu Pai o tem reservado
Ouvindo isto, os outros dez ficaram indignados com os dois irmãos.
Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis que os chefes das nações as governam como seus senhores, e que os grandes exercem sobre elas o seu poder.
Não seja assim entre vós. Pelo contrário, quem entre vós quiser fazer se grande, seja o vosso servo; e quem, no meio de vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo.
Também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para resgatar a multidão.»

Palavra do Senhor.



Sem comentários: