quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

HOJE É QUARTA-FEIRA DE CINZAS: TEMPO DE RENOVAÇÃO


Rasgai o vosso coração e não os vossos vestidos.”





A Quaresma começa hoje e com ela todo o clima de reflexão e paragem necessárias, nesta estrada de curvas e encruzilhadas meio confusas que, a segui-las, não nos levarão a lugar seguro. Estou a referir-me ao período de quarenta dias que a Igreja Católica nos oferece para melhor prepararmos a nossa maior festa, a Páscoa do Senhor.

Antigamente, “entrar” na Quaresma era sinónimo de entrarmos num túnel escuro, desagradável, sem luz à vista; tudo era muito sério, vestia-se roupa escura, alguns dias eram de duro jejum e abstinência … A criançada e os jovens não entendiam o por quê de tanta tristeza e por isso, só lhes restava recordar e pensar nas festas de carnaval que haviam ficado para trás tão precocemente e aí … é que também ficavam tristes.

Agora penso, que muitos dos nossos ascendentes, provavelmente nunca escutaram a Palavra onde Jesus exorta a fazermos um jejum alegre, de cabelo penteado, roupa bonita, de cara sorridente porque não é necessário que os outros se apercebam do nosso sacrifício, feito consciente e gratuitamente.

Felizes somos nós, que tivemos e temos catequistas que nos ensinam e nos “entregam” a Palavra de Deus já como um alimento fácil de digerir, apropriado à nossa fragilidade e pequenez, como diz S. Paulo Dei-vos a beber leite, não alimento sólido, pois não o poderíeis suportar. Mas nem sequer o podeis suportar agora, porque ainda sois demasiado naturais.

Então é muito bom sabermos que nos vamos reunir para celebrar de uma maneira especial, os próximos quarenta dias da Quaresma, porque temos fome e sede da Palavra de Deus, do Pão do Céu e do aconchego dos irmãos. Num só coração e com o mesmo Espírito sentir-nos-emos envolvidos e conduzidos pela Palavra com que todos os dias o Senhor nos irá presentear e extasiar. Nesta Quaresma se calhar iremos, muitos de nós, ficar estupefactos por nunca termos “escutado” semelhante coisa!

Ânimo! Está atento porque o Senhor está a chegar! Suplica-Lhe como o nosso Pai Abraão, para que não passe sem se deter junto de ti, que te ajude a rasgar o coração para dares tempo e espaço à Sua Palavra, que te ajude a tirar as máscaras que colocaste ao longo dos carnavais da tua vida.

Que o Senhor parta o nosso coração de pedra e nos dê um coração de carne, humilde, simples e que saiba louvar. Com este jejum e abstinência, prepararemos em comunidade cristã, a Páscoa da Ressurreição do Senhor. “ Tende compaixão de nós, Senhor, porque somos pecadores.

HOJE É O DIA DA SALVAÇÃO!



Sem comentários: