sábado, 25 de fevereiro de 2012

O percurso do meu catequizando




O meu grupo de catequese deste ano está mais reduzido, porque este ano damos o 7º ano, o que significa que o ano passado celebrámos a Profissão de fé. Esta etapa é considerada pelos pais, um “terminus” da catequese infantil. Chegados aqui terminam a catequese: ou porque não lhes apetece levantar cedo para trazerem os filhos à catequese, ou para que estes fiquem liberados para o desporto da sua preferência, por preguiça, por desinteresse pelas coisas da religião....
Quando os filhos fizerem 18 anos, aí há que fazer o “crisma”, porque não podem casar ou serem padrinhos, se não o “tiverem” …

O mesmo é dizer que, se eu não tiver o 9º ano de escolaridade, não posso tirar a carta de condução! São estas “negociações” que eu denuncio, porque se está a deturpar a Lei de Deus, tal como antigamente os nossos ancestrais.

Algum tempo antes do “crisma” há uns encontros nas Obras Católicas, a que se chama “catequese de adultos” – tipo curso intensivo - onde se administram conhecimentos e o candidato é dado como apto. Após isto, o crismado geralmente nunca mais põe o pé na igreja.
Conta-se que um padre velhote queixava-se a outro, de que havia muitos ratos na Igreja e que não sabia como exterminá-los, ao que o outro respondeu: crisme-os …

Agora, os meus catequizandos já podem casar e serem padrinhos!!! Chegado o tempo, um pouco mais tarde, propõe-se casar. Mas não o podem fazer sem participarem num curso de preparação, realizado igualmente nas Obras Católicas: continuam fora da Igreja, não praticam, mas é-lhes administrado o Sacramento do Matrimónio com entrada triunfal na Igreja e a família oferece a centenas de convivas uma festa de arromba. Passados 2 a 3 anos, divorciam-se e voltam a casar, mas desta vez, a festa é realizada num lindo jardim, com os mesmos convidados.

E são estes dois que foram recebidos por mim há alguns anos atrás, com muito carinho e alegria. Estudei, rezei e empenhei-me muito para lhes passar a doutrina - a fé que os pais deveriam ter passado. São eles que os vi partir com tristeza e que nunca mais me conheceram... Os pais , a maior parte deles nunca os vi... Provavelmente também fizeram o mesmo percurso que os filhos estão fazendo.

É uma pena! Todos os anos se coloca o problema da catequese! Todos os anos se fica muito angustiado porque os pais não colaboram! Todos os anos se fala da mesma coisa... e nada acontece.
Meus amigos é urgente a Catequese de Adultos, mas aquela que é para a vida inteira, que chama as famílias – pais e filhos – que inclui os afastados, os isolados, os pecadores que somos todos nós. O Caminho Neocatecumenal tem esta “especialidade”. Porquê, as paróquias não incentivam os seus paroquianos a virem às Catequeses que estão a decorrer em Angra – nas Obras Católicas - e nas Lajes? Porquê, ao menos, não se olha para os frutos que o Espírito Santo nos está a oferecer através desta iniciação cristã?

Nesta Quaresma, a nossa reflexão passa também por nos conhecermos melhor: olhar para dentro de nós e encontrar o obstáculo que nos deixa na escuridão e tentar removê-lo. Se calhar, seria uma boa ideia pedir ajuda a um irmão da tua comunidade.

Ânimo. Peçamos ao Senhor que remova o orgulho do nosso coração e nos faça simples e humildes, à semelhança de Maria, nossa Mãe.

TEM UM BOM DIA


Sem comentários: