sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O DEUS ÚNICO




A Catequese de ontem (14.02.2012)desenvolveu-se a partir da questão Quem é Deus para ti?, feita a toda a assembleia.
Foram dadas algumas respostas as quais me deram a ideia de haver vários deuses: a cada resposta, o seu deus.
Então, o Catequista começou a tecer a verdadeira resposta dando para tal, exemplos da intervenção de Deus na vida do Homem, ao longo da História da nossa Salvação. 

A primeira referencia vem do Livro de Job. Nesta história Job é apresentado como um homem crente, rico, com uma família numerosa, muitos amigos e gozando de uma boa saúde. De repente, fica muito doente, sem família, desprezado pelos amigos. A viver uma vida desgraçada suplicava a Deus que lhe valesse. Todavia, apesar de tanto sofrimento, teve sempre a esperança no socorro de Deus e nunca O renegou. O Senhor o ouviu e quis que ele recuperasse toda a sua vida anterior. No final do Livro de Job , este diz “antes conhecia a Deus por aquilo que os outros me diziam; agora eu vejo Deus face a face.”

Outra história, a de Abraão, nosso Pai na fé. Abraão, era um velho nómada, casado com uma mulher também muito velha e estéril, sem terra, politeísta, vivia num clã. Deus entra na sua história de vida, chamando-o para realizar uma missão, dizendo que saia da sua terra e que vá para a terra que Ele lhe indicar, prometendo dar-lhe um filho e terra. Deus cumpriu a sua promessa: deu-lhe um filho, Isaac e a Terra Prometida. Porém, Abraão foi provado na sua fé, para merecer a graça de Deus.

O Povo Hebreu foi escolhido por Deus para que a salvação chegasse a toda a Humanidade. Este povo era escravo no Egipto e clamou a Deus por protecção. O Senhor ouviu o seu clamor e tirou-o do Egipto, abriu o Mar Vermelho para eles passarem a pé enxuto, fechando-o atrás e matando o exercito egípcio. Levou o Povo para o deserto para os educar, formar e provar a sua fé. Este povo rebelde tentou a Deus por várias vezes, enquanto vagueava pelo deserto. Deus permitiu que caíssem na miséria de não terem que comer e beber, para concluírem que o homem nada pode com as suas próprias forças, mas sim só com as de Deus.

O Deus que adoramos, é único e fiel. Quer intervir na história de cada um de nós para nos mostrar o seu grande amor e cumpre sempre o que promete. É o Deus da nossa vida. É o Deus connosco.

Ele promete HOJE, levar-nos pelo caminho da fé adulta, se nos deixarmos levar pela Sua VOZ.
Ânimo!


(Coimbra, 17 de Fevereiro 2012)


Sem comentários: