sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

“Jesus, filho de David tem compaixão de mim, que sou um pecador.”







Ontem foi “dia de amigas”, aqui nos Açores e alguns de nós preferiu comemorar essa efeméride, juntos, a escutar a 2ª Catequese do Caminho Neocatecumenal.

Deu que pensar esta Catequese, pois fomos confrontados com a nossa religiosidade, realidade desconfortável para quem acha que tudo vai bem. Mas a verdade é a de que: ou nos mantemos na Igreja por tradição , porque é mesmo assim , ou já nos afastámos da Igreja porque Deus não nos faz falta. Ou estou numa situação morna tipo pantanal, ou me considero auto-suficiente e basto-me.

O que é que vemos na Igreja? Que testemunhos? Que frutos do Espírito Santo nos dão os baptizados?

O cego da piscina de Siloé, também estava resignado com a sua cegueira; há tantos anos que estava ali … e foi Jesus que se aproximou dele para o ajudar. Cada um de nós é um cego de Siloé, instalado! Mas chega o Senhor para te desinstalar, te inquietar, te fazer sair do teu egoísmo, da tua auto-suficiência, porque te ama e quer salvar. Esta Palavra, hoje é para ti e para mim!

O Caminho Neocatecumenal vem propor a cada um de nós, baptizado ou não, que escutemos com o coração aberto esta Palavra que nos vai ser dada nestes encontros, para vivermos como Jesus viveu: no amor, na dimensão da Cruz e na unidade, onde haja um só coração e um só Espírito.

O cego de Jericó já tinha ouvido falar de Jesus e ao saber que passava, gritou por Ele, pedindo que o curasse. Digamos também a Jesus que queremos verdadeiramente, VER!




Sem comentários: