sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

"O Senhor tem urgência em salvar os que sofrem!"



Caminho Neocatecumenal: 
A propósito da 4ª Catequese



Virgem do III Milénio




Apontamos hoje alguns dados numéricos sobre a crise de fé que grassa pelo planeta, referidos na Catequese de ontem.

Uns dois terços da população mundial, não conhece a Cristo e um terço, é cristão; destes, mais de metade é católico e uma minoria pratica os sacramentos por tradição. Dentre estes uma minúscula fatia tem uma fé adulta.
Sendo que Jesus veio ao mundo para salvar todos os homens, que fazer para chegar aos afastados de perto e aos que nunca ouviram falar de Deus?

Cabe àquele “resto”, minúsculo ponto, fazer chegar a Luz que Jesus irradia sobre toda a terra.

Então, a Igreja através da renovação suscitada pelo Espírito Santo no Concílio Vaticano II, pôs em prática o conceito primitivo de “Igreja”, com a formação de pequenas comunidades de católicos que, fortalecidos pela Palavra e pelos Sacramentos, serão o sal, o fermento e a luz destinados a dar sabor e a iluminar os afastados, através do seu testemunho de unidade entre os irmãos e do amor ao inimigo “Vê, como eles se amam!” .

Todos os anos, o Santo Padre envia equipas itinerantes, cada uma composta por uma família, um presbítero e um rapaz, para irem até aos lugares mais remotos da terra e/ou aos lugares bem perto de nós, mas que estão descristianizados.

Se sentes um sopro do céu, um vento que move as portas, escuta a voz que te chama e convida a ir para longe...”, aceita o convite do Senhor que te chama a viveres numa comunidade para um serviço: seres sinal de Unidade e Amor, na dimensão da Cruz.

Muitos nunca virão à Igreja; só criticam. Mas têm que ser salvos também e sê-lo-ão, quando eu e tu “morrermos” - morte ôntica - por eles, para que se convertam e se salvem. Tal como o sal, o fermento e a vela têm de desfazer-se, morrendo, para dar sabor, para levedar, para dar luz, assim também eu e tu temos de morrer para levar aos outros o Espírito do Senhor.

Ânimo! Caminha nesta iniciação cristã para adultos, até o Senhor provar a tua fé e te dizer: Vai e anuncia a todos os povos … e eu estarei sempre contigo, até ao fim dos teus dias.

"O Senhor tem urgência em salvar os que sofrem!"


PASSA UM BOM DIA

Sem comentários: