domingo, 2 de dezembro de 2007

Liturgia do Dia


I Domingo do Advento [A]

Isaías 2, 1-5; Romanos 13, 11-14; Mateus 24, 37-44

Velai!

Começa hoje o primeiro ano do ciclo litúrgico trienal, chamado ano A. Nele nos acompanha o Evangelho de Mateus. Algumas características deste Evangelho são: a amplitude com a qual se referem aos ensinamentos de Jesus (os famosos sermões, como o da montanha), a atenção à relação Lei-Evangelho (o Evangelho é a «nova Lei»). Ele é considerado como o Evangelho mais «eclesiástico» pelo relato do primado de Pedro e pelo uso do termo «Ecclesia», Igreja, que não se encontra nos outros três Evangelhos.

A palavra que destaca sobre todas, no Evangelho deste primeiro domingo do Advento, é: «Velai, pois, porque não sabeis que dia virá o vosso Senhor... Estai preparados, porque no momento que não penseis, virá o Filho do homem».

A incerteza da hora não deve levar-nos a viver despreocupados, mas como pessoas vigilantes. O ano litúrgico está em seu início, enquanto o ano civil chega a seu fim. Uma ocasião óptima para fazer espaço para uma reflexão sábia sobre o sentido da nossa existência.
A própria natureza, no Outono convida -nos a reflectir sobre o tempo que passa. O que o poeta Giuseppe Ungaretti dizia dos soldados na trincheira do Carso, durante a primeira guerra mundial, vale para todos os homens: «Estão / como no Outono / nas árvores / nas folhas». Isto é, a ponto de cair, de um momento a outro. «O tempo passa e o homem não percebe isso», dizia Dante.

Vejamos o que a fé tem a dizer-nos a propósito deste fato de que tudo passa. «O mundo passa, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece para sempre» (1 Jo 2, 17). Assim, existe alguém que não passa, Deus, e existe uma forma de que nós não passemos totalmente: fazer a vontade de Deus, ou seja, crer, aderir a Deus.

Poderíamos recordar, como conclusão desta reflexão, as palavras que Santa Teresa de Ávila deixou como uma espécie de testamento espiritual: «Nada te perturbe, nada te espante. Tudo passa, só Deus basta».
Traduzido/revisado por Élison Santos/ Aline Banchieri “

(In ZENIT)

Sem comentários: