domingo, 30 de dezembro de 2007

Liturgia do Domingo


A SAGRADA FAMÍLIA DE NAZARÉ
Admonição Ambiental
(De um amigo de Macau)
"Hoje, neste último domingo do nosso ano civil, e ocorrendo dentro da oitava do Natal, a igreja dirige a nossa atenção para a temática da família.
Se a escola nos dá os conhecimentos necessários ao nosso desenvolvimento científico e profissional, é na familia, a base fundamental da nossa estrutura humana, ambiente de aprendizagem, formação e de desenvolvimento, que o homem ... e mulher, se tornam em seres completos!
Mas esse núcleo, espelhado na família de Cristo de Nazaré, está a ser assaltado sistemáticamente pelas teorias do relativismo, materialismo e da dita socialização, que assola neste momento o nosso mundo. Destruíndo o núcleo de formação do homem, e particularmente o cristão, destrói-se a possibilidade de formação integral do homem, tornando-o indefeso às investidas dos interesses materialistas de poucos!
E não se trata de retórica. Trata-se de factos. Basta pensarmos nas autorizações da formação de ditas ”famílias” que de natural nada têm, do facilitismo na permissão do “eufemenismo”: a interrupção voluntária da gravidez , nas decisões legalistas que nada têm a ver com a defesa da família, e sua consequência inerente, a procriação e a sua formação! E destruído um dos pilares da estrutura, o homem passa a incompleto e fica à mercê da efectiva acção dos grupos de poder, que o usam e abusam, para alcançarem os fins, normalmente imorais, que pretendem. Apresentam-se com os mais variados rótulos, vulgos slogans, os quais competem com os simpáticos camaleões, mas os objectivos são os mesmos!
Como consequência o homem cada vez mais indefeso, encontra-se fragilizado, cada vez mais individualizado e numa “solidão” imensa e inaceitável! Rodeado de tudo e por todos, mas em solidão ...
Que meditemos sobre a dinâmica da família, tendo como base o exemplo da família de Nazaré, principalmente rodeados por todos os elementos das gerações que compeõem a nossa, tornando-a numa unidade estável, forte,determinada e cristã! "

Sem comentários: