sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Tempo do Advento



O Advento, preparação para o Natal


Autor e Fonte: Catholic.net


5ª Parte: A Coroa do Advento


A palavra Advento é de origem latina e significa VINDA. É o tempo em que os cristãos se preparam para a vinda de Jesus Cristo.


A Coroa do Advento é um símbolo que nos ajudar a viver este tempo de ESPERA. Em síntese, focaremos a Origem e Simbologia que encerra.


Origem:


A coroa do advento tem as suas raízes nos costumes pré-cristãos dos germânicos (Alemanha). Durante o frio e a escuridão de Dezembro, faziam coroas com ramos verdes e acendiam “velas” como sinal de esperança na vinda da Primavera. A coroa do advento é um exemplo da cristianização da cultura. Agora toma um novo sentido em Cristo. Ele veio para fazer todas as coisas novas.


A coroa do advento encerra vários simbolismos:


A forma circular: O círculo, não tem princípio nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, não tem princípio, não tem fim; assim também o nosso amor a Deus e aos irmãos, nunca deve terminar.


Os ramos verdes: Verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a Sua graça, o perdão dos pecados e a glória eterna.


As quatro velas: Fazem-nos pensar na escuridão provocada pelo pecado que cega o homem e o afasta de Deus. Depois da primeira queda do homem, Deus foi dando, pouco a pouco uma esperança de salvação que iluminou todo o universo, como as velas da coroa.


As maçãs vermelhas: Representam os frutos do jardim do Éden com Adão e Eva que trouxeram o pecado ao mundo, mas reberam também a promessa do Salvador Universal.


A fita vermelha: Simboliza o amor de Deus que nos envolve a todos.

(Tentei traduzir)

Sem comentários: