segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

NOITE SANTA


A Luz na Noite de Natal



Fonte: (CAMINEO.INFO - Redacción Barcelona)


A celebração doméstica desta grande Festa


A celebração doméstica desta grande festa que nos propomos realizar em família, começa com um “luzeiro” precedido por toda uma catequese realizada pelo chefe de família. Este fará uma pequena reflexão sobre o porquê desta pequena mas simbólica Celebração: qual o sentido verdadeiro do “luzeiro”? que há para explicar aos nossos filhos e netos, nesta noite de fé?

(Na noite de Natal, antes do inicio da consoada, fecham-se as luzes ao redor do local da festa; surgirá então a mulher mais velha da casa que, após atravessar o corredor com um luzeiro acesso, o coloca no centro da mesa onde terá lugar a consoada. Seguir-se-à a explicação da Celebração.)

O porquê desta Festa


A festa da Natividade que em breve celebraremos, é a primeira festa cristã e uma das mais importantes, juntamente com a Páscoa.

Houve um homem, enviado por Deus que se chamava João. Este veio para dar testemunho da luz, para que todos creiam Nele. Ele não era a luz, mas devia dar testemunho da luz. A Palavra, é a luz verdadeira que ilumina todo o homem que vem ao mundo. Como relata o evangelista João, todos os que precederam Cristo não eram luz, mas apenas testemunhas da Luz.

Era necessário que aparecesse esta Luz verdadeira que ilumina todo o homem. Isaías profetiza no "O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz…”. Estas trevas, obviamente, não se referem à escuridão própria da noite, mas sobretudo às da alma. O povo de Israel, como a humanidade inteira, habitava na noite mais absoluta. No meio desta escuridão, quando a noite estava avançada, segundo relata o Evangelho, nasce o Redentor do mundo. Vem à nossa vida, a meio da nossa noite. Para quê? Para nos dar Luz!

Deus quis mostrar ao mundo a sua Luz, através do seu Filho. Ele é a luz verdadeira que ilumina as trevas do homem. E porque estamos em trevas? Que significa isto?

Na escuridão não se percebem as realidades que nos envolvem… As trevas não te permitem ver nada, nem sequer a ti mesmo. E isso é precisamente o que faz o pecado: nos introduz na “morte”, na solidão, na angústia; nos impede ver o outro e amá-lo; nos impossibilita de ver a nossa realidade, a nossa miséria…

Em suma, o pecado impede-nos ver o amor de Deus na nossa vida porque, cortando com Ele, nos fechamos em nós mesmos. E se não vemos e sentimos este amor de Deus não podemos dá-lo gratuitamente aos que nos rodeiam.

Por isso, Cristo é a Luz, porque vem mostrar-nos este amor. Ele veio iluminar a nossa vida, para que vejamos o que somos e reconheçamos quem somos.

Cristo nasceu para nos mostrar uma forma diferente de viver: viver para o Tu. Estas obras, dirá S. Paulo, são as obras da Luz…obras de Vida Eterna. Nasceu para mostrar a Verdade. Que é a Verdade? Que não podemos amar, que não podemos dar-nos, que vivemos pensando sempre em nós mesmos. Por isso o Natal é a festa em que se celebra o amor de verdade, que é Deus, e que quis revelar-se por meio de Cristo. Deus, vendo a nossa escuridão, baixou à terra para nos mostrar um caminho no meio do deserto. Consumiu a sua vida terrena para dar luz à nossa escuridão presente.

Definitivamente, veio para nos salvar porque nos ama.

Cristo Jesus é nossa Luz!

Sem comentários: